Para quem está parado e deseja voltar a exercitar-se, a caminhada é a melhor atividade. De acordo com profissionais em Educação Física, a corrida proporciona um efeito maior no controle do peso e à saúde. Mas a caminhada se mostra mais segura para aqueles que não têm o hábito de praticar esportes.
Segundo os especialistas, os efeitos da caminhada são os mesmos proporcionados pela corrida, só que de forma mais branda. A caminhada ajuda a prevenir a amenizar um grande número de doenças crônicas, como osteoporose, diabetes e hipertensão.
De acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte, o ideal é que se incentive a prática da caminhada desde a infância, para que os hábitos sedentários não se instalem. As pessoas que não se movimentam estão mais sujeitas a doenças e a mortalidade precoce.
Trinta minutos de corrida gastam mais do que o mesmo período de caminhada. Mas se for considerada a distância, o gasto não é muito diferente, informam especialistas. A vantagem da caminhada sobre a corrida é que a primeira não depende de lugares específicos e acessórios sofisticados. Basta apenas um tênis ou calçado confortável.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros