Para quem está parado e deseja voltar a exercitar-se, a caminhada é a melhor atividade. De acordo com profissionais em Educação Física, a corrida proporciona um efeito maior no controle do peso e à saúde. Mas a caminhada se mostra mais segura para aqueles que não têm o hábito de praticar esportes.

Segundo os especialistas, os efeitos da caminhada são os mesmos proporcionados pela corrida, só que de forma mais branda. A caminhada ajuda a prevenir a amenizar um grande número de doenças crônicas, como osteoporose, diabetes e hipertensão.

De acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte, o ideal é que se incentive a prática da caminhada desde a infância, para que os hábitos sedentários não se instalem. As pessoas que não se movimentam estão mais sujeitas a doenças e a mortalidade precoce.

Trinta minutos de corrida gastam mais do que o mesmo período de caminhada. Mas se for considerada a distância, o gasto não é muito diferente, informam especialistas. A vantagem da caminhada sobre a corrida é que a primeira não depende de lugares específicos e acessórios sofisticados. Basta apenas um tênis ou calçado confortável.

Share

Recent Posts

Obesidade infantil: uma pandemia!

O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso

3 semanas ago

Proteína: qual o limite?

”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela

3 semanas ago

A tireoide precisa de equilíbrio!

Essa glândula é fundamental para o coração, cérebro e o metabolismo

4 semanas ago

Coração e mente na menopausa

Exercício aeróbico melhora a saúde cardiovascular e mental na menopausa

4 semanas ago

O mal que entra pela boca

O fumo aumenta o risco do câncer de boca e de garganta e perda de…

1 mês ago

Diabesidade: você sabe o que é?

A mistura entre diabetes e obesidade é um perigo para a saúde

1 mês ago