A prática melhora a saúde feminina principalmente na menopausa
A menopausa é um período que pode trazer vários incômodos ao corpo e à mente da mulher, afetando várias questões do organismo feminino, como por exemplo:
.A saúde óssea
.O sono
.O humor
Mas segundo um estudo científico, as mulheres tem uma aliada que pode ajudar a amenizar estes sintomas desagradáveis e até perigosos da menopausa: a prática de yoga, que inclusive ganhou a data de 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga.
Na verdade, além da yoga, alguns outros dos chamados exercícios mente-corpo, como tai chi chuan e o pilates também podem trazer benefícios para as mulheres neste período da vida.
Para saber mais siga lendo esta reportagem.
O estudo foi publicado na versão online do periódico Menopause: The Journal of the Menopause Society ((https://journals.lww.com/menopausejournal/fulltext/2024/05000/effects_of_mind_body_exercise_on_perimenopausal.13.aspx))
A pesquisa realizou 11 ensaios clínicos feitos de forma aleatória em 1005 participantes para examinar os resultados da prática de exercícios mente-corpo em mulheres na pré-menopausa(perimenopausa) e menopausa.
“Em uma revisão sistemática e meta-análise recente, um trabalho mostrou que o exercício mente-corpo influencia positivamente a densidade mineral óssea, a qualidade do sono, a ansiedade e a depressão entre mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa’’, afirma o ginecologista Igor Padovesi, doutorando em Ginecologia pela UNIFESP, integrante da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS), da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
E acrescenta o médico:
‘’ A meta-análise indicou que o exercício mente-corpo melhorou significativamente a densidade mineral óssea em mulheres na perimenopausa e pós-menopausa em comparação com grupos de controle. Além disso, foram observadas melhorias significativas na qualidade do sono, redução da ansiedade e humor depressivo. Os incômodos para as mulheres nesse período são realmente inúmeros e vão de dificuldade em adormecer até menos interesse em atividades sexuais’’.
Os exercícios mente-corpo tem a capacidade de integrar o movimento do corpo com o controle da respiração e concentração mental, tendo como principais modalidades:
.Yoga
.Tai chi chuan
.Pilates
.Qigong
.Baduanjin
Mas o dr.Igor faz uma ressalva:
“O exercício é de fundamental importância, mas não substitui a reposição hormonal”.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/dicas/dez-passos-para-ser-feliz-atraves-do-yoga/
Um dos problemas mais comuns das mulheres na menopausa é o risco de aparecimento da oesteoporose, mas atividades físicas como yoga e outras possuem efeitos benéficos e ajudam a regular a massa óssea.
“O exercício regular e sistemático de sobrecarga melhora a função das células musculares esqueléticas, induzindo estresse nos ossos, modulando o metabolismo ósseo, aumentando o volume sanguíneo intraósseo, facilitando a troca de cálcio entre as células ósseas (osteoclastos e osteoblastos) juntamente com fatores de crescimento, estimulando a atividade de produção de matriz óssea”, aponta o ginecologista.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/flutue-no-ar-com-a-flying-yoga/
O yoga ajuda ainda a enfrentar um problema que aflige muitas mulheres na pré-menopausa ou já na menopausa: a insônia.
A prática eleva os níveis de melatonina, um hormônio fundamental na estabilização do sono e também aumenta as concentrações cerebrais de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor que regulariza os padrões de sono.
“O exercício regular promove a saúde cerebral ao induzir fatores neurotróficos que oferecem neuronutrição e neuroproteção. Além disso, o exercício aumenta o gasto energético, a liberação de endorfinas e a temperatura corporal, beneficiando ainda mais o sono”, indica o especialista.
E quando a menopausa mexe com o emocional, levando muitas mulheres à crises de ansiedade e humor, a yoga e outras práticas podem ser uma solução.
“Os médicos podem recomendar práticas mente-corpo como um tratamento não farmacológico adjuvante ao hormonal como uma forma eficaz para controlar os sintomas da menopausa. Além disso, esta abordagem oferece às mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa mais opções de exercícios, em vez das práticas convencionais”, conclui o dr. Igor.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr. Igor Padovesi/Ginecologista
Curta essas também:
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade