Saiba como se proteger contra a Covid ao praticar atividade física na academia
A pandemia do coronavírus que se abateu sobre o mundo no ano passado, provocou transtornos, paralisações, interrupções de projetos e milhões de doentes e mortos em todo o planeta. Não houve praticamente nenhum setor da sociedade que não tenha sido afetado. E uma das áreas mais atingidas, foi com certeza a do setor a de academias ,por motivos óbvios. A prática de musculação e demais atividades desportivas provoca aglomeração e no começo da pandemia, ainda sem vacina, o distanciamento social foi uma das primeira medidas exigidas. As academias tiveram de ser fechadas.
em quase todos os países ,o que prejudicou muito este setor.
Mas agora que boa parte da população brasileira já está vacinada com as duas doses e com o país entrando num momento de aplicar a terceira dose para a população idosa, fica a pergunta: voltar a frequentar as academias reabertas é uma prática segura? Como se proteger?
Vamos elencar algumas dicas para quem quer voltar à malhação, em meio à pandemia de Covid-19 que ainda não acabou.
As principais são:
.Use máscara
.Higienize as mãos
.Tente manter o distanciamento
Um dos principais desafios para quem está voltando à atividade física dentro da academia é o uso de máscara.(( https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-duvidas-comuns-sobre-o-uso-de-mascaras-durante-a-pandemia-do-coronavirus/))
Muita gente não gosta de usar no dia a dia,quanto mais suando a camisa na esteira,no spinning ou levantando peso no supino. Mas esse acessório é fundamental.
Estudos feitos por especialistas apontam que em ambientes fechados como academias de ginástica,a chance de contaminação é maior,por causa das gotículas que são expelidas no suor e na respiração durante a prática intensa de atividade física.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 15 minutos dentro destes ambientes,aumenta cada vez mais o risco de contaminação. E como ninguém passa menos do que 15 minutos dentro de uma academia, é fundamental o uso de máscara contra a contaminação pela covid nestes locais.
Uma questão que oferece um risco maior de contaminação pelo coronavírus para quem frequenta academia ((https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/academias-favorecem-proliferacao-de-germes/)) neste momento,é o uso comum dos aparelhos,com grande número de pessoas encostando as mãos e o corpo nestes aparatos,o que potencializa e possibilidade do vírus da Covid se propagar.
Para enfrentar este problema,não há outra saída: é preciso usar e abusar do álcool em gel,já que não será possível lavar as mãos com água e sabão depois de tocar nos aparelhos. Lembre-se que a higienização com álcool em gel 70% deve ser feita até a altura dos punhos e logo após utilizar os aparelhos de musculação. E não adianta usar aquelas luvas de proteção próprias dos ‘’malhadores’’,porque elas tem espuma ou velcro,o que pode reter partículas de suor contaminadas.
A maioria das academias((https://marcioatalla.com.br/dicas/criterios-para-escolher-a-academia-certa/)) atualmente já disponibilizam álcool gel para os frequentadores, mas de qualquer forma é bom levar o seu,naquelas embalagens menores,para qualquer eventualidade.
Praticar exercícios em ambientes fechados requer cuidados, como já vimos. O uso da máscara de proteção e de limpar as mãos com água e sabão ou álcool em gel segue sendo uma prevenção básica contra a contaminação pela Covid-19.
Mas existem outras dicas que podem ajudar muito também neste momento onde a pandemia, apesar de toda a vacinação e da diminuição de casos ,ainda não acabou. São elas:
. Mantenha o distanciamento. Mesmo sendo mais difícil,o ideal é ficar a 1,5m no mínimo de cada pessoa durante a realização dos exercícios.Neste ponto,a gerência das academias deve contribuir escalonando os horários para que os espaços onde se localizam os aparelhos nunca fiquem superlotados
. Evite contato como apertos de mãos e beijos no rosto. Neste momento é mais saudável abdicar deste tipo de cumprimento
. Não ultrapasse o tempo. Faça seus exercícios e vá embora,até para evitar as aglomerações,como citado no item anterior. Aquele comportamento de ficar na academia batendo papo ou esperando um colega terminar a série dele para saírem juntos, definitivamente não é o mais adequado neste momento
. Controle da temperatura. Esta é mais uma medida que deverá ser feita por quem está administrando a entrada e saída das pessoas do local. Todos os frequentadores devem ter sua temperatura medida à distância com termômetro digital. E quem estiver com temperatura superior à 37.8ºC não deve ter permissão para entrar na academia.
. Leve seu kit de limpeza: lenço de papel e é claro, o álcool em gel devem estar sempre à disposição
. Toalhas individuais: leve uma toalha para uso pessoal, caso queria utilizar para enxugar o rosto ou outra parte do corpo durante o treino
. Deixe o celular guardado. Ficar tocando com as mãos nos equipamentos de musculação e no celular durante o treinamento,é deixar uma porta aberta para entrada do coronavírus
. Prenda os cabelos. Quem usa cabelo comprido deve estar com eles presos, amarrados durante a atividade física
. Não utilize bebedouros. Mais higiênico e preventivo neste momento é levar sua própria garrafinha de água
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros