O Treino Tabata promete condicionamento físico em tempo curto e realizados em alta intensidade
O Treino Tabata, criado pelo médico Japonês Izumi Tabata e seus colaboradores do Intituto Nacional de Fitness e Desporto, foi criado para treinar patinadores de velocidade sobre o gelo. E transformou para sempre a modalidade.
Realizado em 7-8 séries de 20 segundos a 170% VO2 máx, com intervalos de denscanso ativo de 10 segundos e uma fase de aquecimento prévia que dura alguns minutos, com o período de relaxamento após o exercício.
A rotina dos exercícios é divididas em períodos de 20 segundos de intensidade máxima, com maior número de repetições possíveis. Pode ser também através de aeróbicos como corrida ou bicicleta, realizados na maior velocidade possível.
Em seguida, 10 segundos de descanso ativo, como pedalar a 50% da capacidade aeróbica. E repetir mais sete vezes. Depois ocorre o aquecimento.
O Treino Tábata acaba com a desculpa de falta de tempo para praticar exercícios. Com o Tábata é possível até obter mais resultados em menos tempo. E por ser um treino de alta intensidade, ajuda a aumentar o metabolismo e a frequência cardíaca em poucos segundos, fazendo nosso corpo trabalhar mais para manter o ritmo. Isso obrigará o coração a bombar sangue mais rápido, elevando o metabolismo e queimando mais gordura.
Não é difícil fazer o Treino Tábata. Experimente fazendo cinco minutos de aquecimento, depois um aeróbico como corrida, ciclismo durante cinco minutos até 40% de seu esforço máximo. Durantes os intervalos, se exercite no step, bicicleta ergométrica ou saco de boxe e alterne 20 segundos de atividade de esforço máximo. Alterne essas atividades de esforço máximo com períodos de descanso de 10 segundos. Comece com 4 intervalos até chegar a 8.
O Treino Tabata não é para fazer todos os dias. Pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana no mínimo. Pode ser realizado em casa ou em área externa. É importante cronometrar com precisão os tempos, tanto de pausa como de atividade, que é a chave do sucesso do treino. É possível também pode baixar aplicativos pelo iphone. É importante também se submeter a avaliação médica antes de experimentar o treino, principalmente se for portador de doença cardíaca, fumante, sedentário, hipertenso ou obeso.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros