Estudo revela que andar de bicicleta pode proteger os joelhos contra a artrose
Você gosta de pedalar pelos parques ou calçadão de alguma praia? Usa a ciclovia no dia a dia? Ou prefere uma bicicleta ergométrica na academia ou mesmo em casa?
Bom, independente do estilo de cada um, a realidade é que andar de bicicleta é um dos melhores exercícios para quem quer manter a boa forma e a saúde.
O ciclismo ajuda a:
.Fortalecer a musculatura das pernas
.Queima calorias
.Aumenta a capacidade cardiovascular
.Reduz o risco de diabetes
.Combate o estresse e a ansiedade
.Melhora a qualidade do sono
Mas além de todos estes benefícios, pedalar de ‘’bike’’ ainda traz um outro ganho à saúde, que é muito pouco conhecido. E uma pesquisa científica confirmou este ganho: pedalar é importante para impedir que os joelhos sofram com a temida artrose.
Ficou interessado em saber mais? Então não perca tempo e siga lendo esta reportagem até o final.
O que diz o estudo ((intertítulo))
A pesquisa foi publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise ((https://journals.lww.com/acsm-msse/abstract/2024/09000/bicycling_over_a_lifetime_is_associated_with_less.14.aspx)) e revelou que esta atividade física está relacionada a uma redução do risco de desenvolvimento da artrose(também conhecida como osteoartrite) no joelho.
“A artrose é uma doença degenerativa e inflamatória que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. Esse processo degenerativo é complexo e inicia-se com o envelhecimento. Mas muitas pessoas ficam em dúvida se podem ou não praticar exercícios físicos. E na verdade, sabe-se que alguns exercícios, como o ciclismo, podem ser um tratamento eficaz para retardar o dano que ocorre na articulação, além de reduzir as dores”, afirma o ortopedista, Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em ortopedia e traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
E além disso, andar de bicicleta é uma atividade bastante acessível, lúdica e de baixo impacto que ajuda a fortalecer os músculos das pernas, ajudando na redução de dores e impedindo o avanço da artrose.
Ainda segundo o estudo, pessoas que pedalam, seja ao ar livre ou mesmo numa bicicleta ergométrica, apresentaram menos casos de dores nos joelhos e tinham também menos chances de desenvolver a osteoartrite.
‘’Esses efeitos são diretos (atividade física de baixo impacto e fortalecimento da musculatura) e indiretos (perda ou controle de peso). O aumento de peso causa uma sobrecarga sobre as articulações com um ‘trauma’ repetitivo excessivo da cartilagem e sua degeneração. Dessa forma, uma recomendação importante para quem está em sobrepeso é a perda de peso, de preferência acompanhada de algum exercício já que as articulações foram feitas para o movimento”, esclarece o ortopedista Marcos Cortelazo.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/andar-de-bicicleta-e-bom-para-saude-e-para-o-planeta/
A recomendação ((intertítulo))
Quem deseja começar a pedalar, pode iniciar fazendo atividade com a bicicleta cerca de 25 a 30 minutos, 3 vezes por semana.
E como complemento para prevenir a artrose, outros tipos de exercícios podem ser agregados, como por exemplo:
.Caminhada
.Transport (equipamento que simula uma corrida sem impacto)
.Natação
.Hidroginástica
.Musculação
.Pilates
.Fisioterapia
‘’Todos com baixa carga oferecem proteção às articulações do joelho e estimulam o aumento da massa muscular da coxa, que tem músculos muito importantes para os joelhos’’, fala o dr. Marcos.
E o especialista acrescenta:
‘’Dietas apropriadas também são recomendadas assim como a perda de peso. No caso da fisioterapia, ela também é fundamental em qualquer uma das fases’’.
As sessões de fisioterapia atuam com os seguintes objetivos:
.Controle da dor
.Fortalecimento
.Manutenção do movimento
‘’Mas o mais importante é consultar um médico que indicará o tratamento adequado”, aponta o ortopedista.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/nao-deixe-a-artrose-te-pegar/
O que evitar ((intertítulo))
Mas é importante quem tem artrose ficar atento também a alguns tipos de atividades físicas que devem ser evitadas.
“A pessoa com dores nos joelhos, a princípio, deve evitar atividades de impacto como corridas, esforços repetitivos de alta intensidade como crossfit e que envolvam excesso de peso’’, diz o dr. Marcos Cortelazo.
E o médico conclui:
‘’Mas os exercícios físicos que fortaleçam a musculatura sem impacto são os mais recomendados. Destaque aqui para, além da bicicleta, a musculação e o pilates, que estão entre os mais indicados”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr. Marcos Cortelazo/Ortopedista
Confira essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/beneficios-dos-exercicios-na-bicicleta-para-criancas/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar
Conheça alguns dos principais sintomas de depressão na infância
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa