Praticar atividade física ao ar livre é bom para o corpo e a mente
A prática regular de atividade física é um dos pilares mais importantes para se ter uma vida saudável. O sedentarismo é uma das maiores causas de doenças e mortes em todo o mundo. Já os benefícios de mexer o corpo já são mais do que comprovados e são muitos, como por exemplo:
.Melhora o sistema cardiovascular
.Melhora a circulação
.Controla o colesterol
.Aumenta a capacidade pulmonar
.Impede o sobrepeso
.Previne o diabetes
.Fortalece o sistema imunológico
.Fortalece os músculos e articulações
Mas o que pouca gente sabe é que praticar exercícios físicos também pode ajudar a manter a saúde mental e cognitiva. E entre as atividades físicas mais indicadas para isso, estão os esportes ao ar livre.
Quer saber mais como manter a saúde física e mental com esportes outdoor? Então siga lendo esta reportagem.
Melhorar a condição física e ao mesmo tempo combater o estresse são características buscadas por quem pratica atividade física como rotina. E os esportes realizados ao ar livre estão entre as melhores opções para isso, já que são praticados em contato com a natureza, em diversos tipos de terrenos e ambientes, trazendo vários benefícios, tais como:
.Maior gasto calórico
.Contato com a luz natural
.Redução do estresse
.Redução da ansiedade
.Melhora do humor
.Melhora da saúde mental
‘’Também oferecem maior motivação, maior chance de socialização pela possibilidade de maior interação, acessibilidade e flexibilidade de horários e melhor estimulação sensorial”, acrescenta o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or, pós-graduado em ortopedia e traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS).
O que pouca gente sabe ou se lembra é que o cérebro também “se exercita” quando a pessoa se movimenta, provocando reações positivas no organismo, como por exemplo:
.Liberação dos chamados ‘’hormônios do bem-estar’’, como endorfina e serotonina, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão
.Aumento da qualidade do sono, ajudando a pessoa a dormir mais rapidamente e a ter um descanso mais profundo
.Aprimoramento da função cognitiva, melhorando a memória e a concentração, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/7-motivos-para-praticar-esporte/
Existem vários tipos de atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre, tais como:
.Caminhada
.Corrida
.Ciclismo
.Natação
.Surf
.Beach tennis
.Canoagem
.Dança
“As principais tendências de atividades são: beach tennis, surf (cuja prática tem aumentado bastante com o surgimento das piscinas com ondas), canoagem, fat bike na praia, yoga ao ar livre e até as corridas noturnas que aproveitam o clima mais ameno do período noturno”, diz o ortopedista.
E prossegue o médico:
“O beach tennis é um esporte coletivo que favorece a socialização, além de promover grande gasto calórico e ser um excelente aeróbico, mas que também combina condicionamento muscular. O surf é uma atividade de alta intensidade que trabalha força, equilíbrio e resistência. No caso da canoagem, ela combina experiência relaxante e antiestresse ao lazer e exercício. A modalidade fat bike é interessante para relaxamento e lazer, associando um trabalho aeróbico de resistência”.
Praticar yoga e correr à noite também podem ser boas opções.
‘’No caso do yoga ao ar livre, essa tendência forte promove relaxamento e uma maior conexão com o ambiente. Já as corridas noturnas garantem maior socialização e um excelente exercício aeróbico e de resistência”, aponta o especialista.
Confira ainda:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/caminhada-e-uma-boa-opcao/
Mas atenção, apesar de serem benéficas para o corpo e a mente, as atividades físicas em ambientes abertos exigem alguns cuidados como usar roupas e calçados adequados ao tipo de exercício e ao terreno.
“Outro ponto importante é a proteção contra os efeitos da radiação solar, através da utilização de filtros solares adequados, bonés e roupas também com esta finalidade. Importante ainda a utilização de óculos que protejam os olhos contra agentes externos que possam promover trauma. A hidratação e alimentação adequadas são fundamentais. E, por último, escolher horários adequados com relação à temperatura, umidade e exposição à luz solar”, conclui o dr. Marcos.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr. Marcos Cortelazo/ Ortopedista
Curtiu? Então você vai curtir essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/o-treino-nao-pode-parar/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/trocando-o-dia-pela-noite/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/veias-vasos-e-verao/
Entenda os efeitos na desidratação, na enxaqueca, no sono e na ressaca
Aumento da população idosa exige maiores cuidados com a saúde