Você por acaso já notou alguma pequena mancha roxa nas pernas depois de algum treino? Pois é, o aparecimento dessas manchas é bem comuns após a realização de alguma carga de exercício físico nas pernas. Geralmente as pessoas nem se importam muito com elas, porque de forma geral não causam dor.
Mas o que são essas manchas roxas pós-treino?Porque razão elas parecem? É algo que pode ameaçar a saúde?Qual a prevenção?Quais os cuidados?
Conversamos com o médico angiologista e cirurgião vascular Thiago Rocha, titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) que esclareceu todas essas questões.
Continue lendo esta reportagem e tire todas as suas dúvidas!
Essas manchas arroxeadas são na verdade vasinhos, como explica o dr. Thiago Rocha:
‘’Elas têm dois tipos de nomes: ou elas são hematomas, que é um sangue embaixo da pele, fora dos vasos, ou elas são complexos de telangiectasias, ou vasinho’’.
E prossegue:
“O que acontece é que após o treino de pernas as veias podem ficar mais dilatadas. Muitas vezes, as pessoas que têm varizes podem ter, através de uma caneleira pesada ou de algum aparelho que force estas pequenas veias, fragilidade capilar e causar o roxo. Isso acontece devido à presença de vasinhos que se rompem, mas que já estavam lá, pois o treino não causa o surgimento de novas varizes”.
O médico faz questão de ressaltar que o treino não é o responsável direto pelo aparecimento dessas manchas roxas:
‘’ O treino não causa. Porém, para quem já tem vasinhos, o peso ou uma caneleira apertada, podem rompê-los e formar o hematoma, que é o sangue embaixo da pele. É uma coisa diferente mas que pode acontecer: o surgimento de manchinhas roxas da academia. Tratando as varizes, elas param de surgir’’.
Após que tipos de treinos é mais comum se notar estas manchas?
‘’Para quem já tem vasinhos, os exercícios que causam impacto na perna, como futevôlei e esportes de contato como judô, jiu jitsu ou esportes como crossfit, podem ter impacto nas veias que com uma pessoa normal poderia não romper mas quem tem vasinhos acaba sofrendo com o rompimento delas e, possivelmente, serão formados hematomas roxos que irão sair em uma semana, em média’’,diz o angiologista e cirurgião vascular
E dá uma dica:
‘’Caso você tenha varizes grandes, é necessário evitar exercícios que possam romper estas veias, como esportes de contato como lutas, por exemplo. E quem tem varizes grossas e ainda não tratou, pode se beneficiar daquelas meias esportivas, encontradas nas principais marcas mundiais. O uso de caneleiras, também vendidas em lojas esportivas, ajuda a cobrir as varizes e evita o impacto. Para atletas que possuem varizes ou ainda não as tratam, podem fazer uso pois irão ajudar a prevenir de romper esta veia e pode melhorar a performance por não deixar sangue parado’’.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/treino-antivarizes/
E se estas manchas roxas podem ser um grupo de pequenos vasos que já estão lá no local,como diferenciar estes vasinhos de algum hematoma provocado,por exemplo, por alguma pancada na região durante o treino?
‘’Existe um jeito muito fácil: se você tiver um hematoma, ele é um roxo que não sai quando aperta e vai demorar duas semanas, em média, para sair. Enquanto os vasinhos, caso coloque as pernas para cima, eles desaparecem e você os apertando com um vidro é possível perceber que eles esvaziam e depois enchem novamente, ou seja, é um sangue dentro da circulação e esta circulação está com problemas’’afirma o dr. Thiago Rocha.
Estas manchas aparecem sempre na cor roxa? Responde o médico:
‘’Sim. Porém, ao longo dos dias, a evolução desta mancha vai trocando de tom. Primeiro, ela fica esverdeada e depois, nos últimos dias antes de desaparecer, fica amarelada’’.
Confira:
Já que os exercícios físicos não são os causadores destes vasinhos, a pessoa deve continuar mantendo sua rotina de treinos?
‘’Sim.Todos os exercícios melhoram a circulação e, inclusive, os que forçam mais a veia, como agachamento com peso ou step, são melhores do que ser sedentário, pois a panturrilha é o coração da pele’’,afirma o dr. Thiago.
Existe um mito que musculação provoca varizes.O que nos diria sobre isso?
‘’Quando você sai da musculação o corpo está totalmente vasodilatado por conta do gasto de energia, logo, as varizes também estarão dilatadas assim como as demais veias, como as da testa, do braço e do pescoço. Isso não significa aumento, porém, muitas pessoas chegam em casa e percebem o aumento, imaginando que a musculação foi a causa. Esta veia já estava ali e apenas dilatou na hora da musculação. A genética também afeta’’,fala o médico.
Mas e as pessoas que tem varizes?
‘‘’O que acontece é: quando você tem manchas vermelhas na pele podem ser varizes. Caso sejam varizes, elas podem inflamar e aumentar a perna, em casos mais raros, pode provocar o surgimento de trombose. O que pode acontecer de pior é o peso e o cansaço, além de piora do estado geral e piora na qualidade do esporte. Se você tem manchas nas peles que são varizes, elas precisam ser cuidadas ou, ao menos, analisadas por um médico para que seja possível tratá-las sem sofrimentos’’,dir. o angiologista.
Estas manchas podem ser indicativo de algo mais grave?
‘’Sim. Isso é o mais importante. Às vezes, a pessoa tem um pé azul de veinhas e acredita serem apenas veias no pé, mas podem ser indicativo do refluxo de veias de safena. Logo, caso tenha manchas no pé, é indicado procurar um angiologista para fazer o exame de circulação’’,afirma o médico.
E orienta:
‘’Todos os pacientes que sentem dor, cansaço ou peso nas pernas, precisam ser avaliados. Todos os pacientes que têm varizes aparentes precisam ser avaliados, assim como os que têm os pés que incham muito durante o dia ou possuem suspeita de retenção de líquido. Para isto, é necessário entrar em contato com um angiologista de confiança e realizar o exame de circulação para avaliar se existe alguma coisa grave’’.
Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e do médico:
Thiago Rocha/Angiologista e Cirurgião Vascular
Gostou? Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/varizes-em-homens-mais-graves-do-que-em-mulheres/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/descubra-os-sintomas-e-sinais-da-trombose/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/veias-e-arterias-saudaveis/
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo
Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física