Transtornos alimentares são mudanças e distúrbios no comportamento alimentar que podem afetar a saúde física e mental do paciente, causando desde emagrecimento extremo ou obesidade, até ansiedade e depressão."
E qual é a causa?
A causa exata ainda não é clara, porém, estudiosos acreditam que seja uma combinação entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos e, principalmente, sociais.
Sabe-se, por exemplo, que a pressão social para se manter em um certo padrão estético, quando associada a uma baixa autoestima, pode tornar um indivíduo mais propenso a desenvolver transtornos alimentares."
Anorexia
Pessoas com anorexia enxergam o próprio corpo de maneira distorcida, como se estivessem sempre acima do peso. Por isso, tendem a adotar dietas restritivas, realizar exercícios físicos de maneira excessiva, evitar refeições em família e fingir se alimentar para evitar ganhar peso.
Bulimia
Compulsão alimentar na qual o indivíduo perde o controle sobre a alimentação, seguido pela indução do vômito ou uso de laxativos e diuréticos para evitar ganhar peso. É importante prestar atenção a sinais como: ingestão exagerada de alimentos, idas ao banheiro após refeições e sentimento de culpa ou angústia após comer.
Compulsão alimentar
Pessoas com compulsão alimentar periódica perdem o controle sobre a alimentação.
O indivíduo não tenta induzir o vômito e não possui preocupação excessiva com o peso. Comem rápido, excessivamente e num curto espaço de tempo, mesmo sem fome. Esconder comida para comer depois, em segredo, pode ser um indício do transtorno.
Atenção aos sinais!
Caso você perceba que alguém próximo apresenta sinais de um possível transtorno alimentar, o mais importante é que você encaminhe o indivíduo para um médico, que poderá realizar um diagnóstico e indicar o tratamento adequado.