O nome termogênico é derivado de termogênese, processo pelo qual nosso corpo trabalha para deixar a temperatura sempre no padrão normal, em torno de 36 graus.
Eles podem ser alimentos ou produtos fabricados em forma de cápsulas ou pó, que ajudam a aumentar a termogênese e, por consequência, o gasto calórico.
O efeito é insignificante e dura até 90 minutos. Ele atua muito mais na parte de "despertar", de promover disposição, do que como emagrecedor.
Há ainda as famosas "ínas", como anfetaminas e efedrinas, que são mais perigosas, podendo nos deixar zonzos e reduzindo a concentração. São estimulantes fortes, mas não funcionam se não estiverem associados a exercícios físicos.
A atividade física é perfeita não apenas para emagrecermos, mas também pelos benefícios que traz à nossa saúde. Entre eles, a capacidade de fazer o coração bater menos vezes em repouso, contribuindo para a sua função de distribuir sangue para todo o corpo...
Ao usar termogênicos, estamos fazendo exatamente o efeito contrário da atividade física, elevando nossos batimentos e aumentando a frequência cardíaca. Além disso, há uma série de efeitos colaterais, como insônia, arritmia, dor de cabeça e irritação.