Você já deve ter ouvido falar de treinamento funcional, mas sabe como ele funciona na prática? Este tipo de treino prevê a utilização dos movimentos naturais dos seres humanos, como correr, pular e agachar, usando o peso do próprio corpo para trabalhar diferentes grupos musculares.
A ideia do treino funcional é trocar os aparelhos de academia pelo uso do próprio corpo como apoio, mas você pode usar alguns objetos como: cordas, bolas, kettlebell, elásticos, cones, discos, halteres e sacos de areia.
Ele traz vários benefícios, como por exemplo: queima de calorias, aumento da resistência, melhora da flexibilidade, ganho de força, aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória e melhora da postura corporal.
Sim! Pois além dos exercícios de força, existe também uma parte aeróbica neste treinamento, como corridas e saltos, o que gera um gasto energético bem grande. O gasto médio de calorias é de 800kcal por hora.
Especialistas indicam que 3x por semana, com duração inicial de 35 a 45 minutos, seria uma média ideal para atingir os resultados esperados.
O treinamento funcional é mais recomendado para quem já tem o hábito de praticar atividades físicas. Para os sedentários, o ideal é começar por outra atividade, como musculação, caminhada ou corrida, para ganhar algum condicionamento.
Por outro lado, é um exercício que pode ser praticado por idosos com bom condicionamento físico. Pesquisas revelam que pessoas com mais de 70 anos obtiveram ganho de massa muscular, fortalecimento da ossatura e das articulações e melhora da mobilidade corporal.