Muitas delas são causadoras de doenças graves, que podem até mesmo levar à morte, como as bactérias da tuberculose, pneumonia, meningite, cólera, disenteria e sífilis.
Apesar disso, é importante lembrar que as bactérias agem, na maior parte do tempo, para preservar nossa saúde! Esses microrganismos benéficos atuam no processo de digestão, no funcionamento do cérebro, no fortalecimento do sistema imunológico...
E não para por aí!
Elas atuam nos protegendo dos microrganismos que estão presentes nos alimentos que consumimos. Além disso, ajudam a metabolizar fibras e vegetais, absorver nutrientes e produzir as vitaminas B e K.
Confira os benefícios para a saúde bucal
As bactérias ajudam a manter a boca saudável e livre de organismos prejudiciais à saúde. Quando surge algum desequilíbrio, aparecem o tártaro, a placa bacteriana e as cáries.
Confira os benefícios para a pele
As bactérias agem na pele para evitar infecções e irritações. Quando isso fica descompensado, surgem problemas como acnes, furúnculo e foliculite.
Veja os benefícios para a saúde íntima feminina
As boas bactérias auxiliam na garantia do pH ácido da mucosa vaginal, combatendo o surgimento de infecções, corrimentos e candidíase.
O que causa o desequilíbrio dessas bactérias?
As principais causas dos desequilíbrios que podem afetar a ação dessas bactérias são: uso excessivo de antibióticos, consumo exagerado de doces e abuso de álcool.
Como combater esse desequilíbrio?
Apele para hábitos mais saudáveis, como: alimentação balanceada, atividade física, beba bastante água, durma bem e diminua o estresse. Procure consumir também alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir, leite fermentado e queijo de soja.