Os flavonoides presentes na uva podem agir como substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
O excesso de açúcar na alimentação pode levar ao aparecimento da obesidade e diabetes. Não exagere no consumo de doces, chocolates refrigerantes, massas e pães.
O farelo de aveia é rico em fibras solúveis e tem capacidade de diminuir o colesterol sanguíneo, reduzindo a absorção do colesterol e retardando a digestão das gorduras.
Promovem o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Estão presentes na gordura animal, gema de ovo, frutos do mar e laticínios. As gorduras trans aparecem em bolachas recheadas, molhos prontos e alimentos crocantes.
Reduz os níveis de colesterol no sangue, pela ação das proteínas da soja e das isoflavonas, que têm funções semelhantes ao estrógeno humano. As principais fontes são o feijão de soja, o tofu, o molho de soja (shoyu), a farinha e o leite de soja.
Em excesso, pode elevar a pressão arterial, contraindo as artérias e aumentando as chances de infarto e derrame. Atenção aos alimentos industrializados e processados, temperos prontos, salgadinho de pacote, enlatados, conservar e defumados.