A saúde do coração começa pelos dentes!
ENTENDA ESSA HISTÓRIA
Quando se fala em doença do coração, as pessoas pensam logo em pressão alta, colesterol elevado... O que muita gente esquece é que a saúde desse órgão tão importante começa pela boca!
saúde dental x
saúde do coração
Estudos médicos comprovam a relação do coração com a saúde dental: muitos germes podem passar da boca para a corrente sanguínea, correndo o risco de chegarem até o coração e provocarem inflamações.
Algumas das bactérias encontradas na boca podem elevar os níveis da proteína C-reativa, que é produzida no fígado e está associada à problemas cardíacos. Pode causar doenças como: AVC, infarto, arritmia, aterosclerose e endocardite.
risco de doenças
A porta de entrada para que uma infecção bacteriana chegue ao coração está nas doenças ligadas ao sistema dentário. Só na boca existem mais de 50 milhões de bactérias, que podem se juntar aos restos de alimentos e formar a famosa placa bacteriana - que pode evoluir para uma cárie ou gengivite.
atenção aos riscos!
- Dente mole ou se afastando dos outros.
- Mau hálito frequente;
- Gengiva afastada dos dentes;
- Pus na gengiva;
- Sangramento nas gengivas;
- Vermelhidão, inchaço ou dor nas gengivas;
A gengivite e a periodontite são os dois fatores de maior risco para o coração quando a saúde dental não está em dia. Os principais sintomas são:
doenças periodontais
Pesquisas revelam que cerca de 45% das complicações cardíacas tem origem em infecções bacterianas dentais e bucais. Além disso, mais de 80% dos brasileiros não cuidam direito dos dentes, principalmente homens acima dos 50 anos.
a relação em números
escove os dentes:
seu coração agradece!
Além das visitas regulares ao dentista, fazer a higiene diária dos dentes e gengivas é fundamental para prevenir o aparecimento de doenças bucais, que podem por em risco o seu coração. E não se esqueça de reduzir o consumo de alimentos altamente açucarados.
As principais medidas para limpar os dentes são: escovar os dentes três vezes por dia, após as refeições; utilizar o fio dental; limpar a língua, usar escovas de dente com cerdas macias; lavar a escova após a escovação; trocar as escovas a cada 3 meses; usar enxaguante bucal sem álcool.
cuidando dos dentes
Quer mais conteúdos
como esse?