Busque exercícios que possam ser feitos com o máximo de peso, priorizando o movimento correto. Se você treina em casa ou usando apenas o peso do corpo, preste atenção nesta dica:
Procure utilizar técnicas de 'tempo' ou isometria, isso é: manter o músculo acionado por mais tempo. Exemplo: durante um agachamento, tente segurar a posição por 30, 45s ou 1 min, ao invés de subir direto.
Dormir 8 horas por dia é fundamental, pois além de ajudar a manter a massa magra e regenerar as fibras musculares, o corpo precisa descansar para melhorar a resposta imune.
Além de boas noites de sono, a ingestão de carboidratos e vegetais pós exercícios é de suma importância para a reposição de glicogênio, vitaminas e minerais.
Os aminoácidos promovem o crescimento e a reparação de tecidos, inclusive a massa muscular. Eles também atuam na contração dos músculos. Mas cuidado com excessos: proteína demais pode fazer mal aos rins!
Os suplementos ajudam a melhorar a performance do treino, aumentar a massa muscular, reduzir os níveis de gordura e diminuir a fadiga. Procure associá-los com creatina monohidratada para potencializar a reposição proteica.