Categories: Vida e Saúde

Uso abusivo de Ritalina pode trazer riscos à saúde

Brasil é o segundo maior mercado consumidor do medicamento no mundo

As Coordenações Gerais de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Saúde dos Adolescentes e dos Jovens e a Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde divulgaram recomendação para que Estados e Municípios publiquem protocolos para dispensa de metilfenidato, cujo nome comercial é Ritalina ou Concerta, seguindo recomendações nacionais e internacionais para prevenir a excessiva medicalização de crianças e adolescentes.

Segundo manifesto do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, articulação de entidades acadêmicas e da sociedade civil, o Brasil vive um processo crescente de medicalização, entendido como o processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos.

A medida foi tomada diante da tendência de compreensão de dificuldades de aprendizagem como transtornos biológicos a serem medicados, do aumento intenso no consumo de metilfenidato e dos riscos associados ao consumo desse medicamento. Segundo o documento, as estimativas de prevalência de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes no Brasil são bastante discordantes, com valores que variam de 0,9% a 26,8%. O TDAH não pode ser confirmado por nenhum exame laboratorial ou de imagem, o que gera, inclusive, questionamentos quanto a sua existência enquanto diagnóstico clínico.

Share

Recent Posts

Ovos: qual o limite por dia?

Saiba quantos ovos comer por dia e também os nutrientes deste alimento

4 dias ago

Tontura nem sempre é labirintite

A doença é rara e a tontura pode ter várias outras causas

1 semana ago

Saúde vascular e exercícios

Problemas de circulação não impedem a prática de atividade física

2 semanas ago

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

2 semanas ago

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 semanas ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

4 semanas ago