Tatuar a região com o objetivo de cobrir as varizes pode trazer riscos que vão desde pequenos sangramentos até embolia pulmonar.
Já faz tempo que as tatuagens deixaram de ser apenas ilustrações na pele para virar parte da personalidade de cada um. Porém, segundo a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quem tem tendência ou histórico de varizes precisa tomar cuidado ao tatuar as pernas. “Quando as varizes surgem sob as tatuagens, a tinta na pele pode dificultar que alguns tratamentos vasculares sejam feitos de forma adequada, como a cirurgia, a aplicação de medicamentos e o laser. Além disso, existe também o risco de o corte ou irradiação de luz na pele danificarem o desenho”, completa a especialista.
Veja também
Temporada de calor reforça importância do autoexame da pele e retirada cirúrgica de pintas atípicas
A prática de exercícios irá prejudicar minhas varizes?
Apesar de menos frequentes, varizes em homens tendem a ser mais graves do que em mulheres
O problema é ainda maior quando o paciente tem varizes e recorre as tatuagens para cobri-las. Isso por que o ato de tatuar pode acabar lesionando o vaso, levando a sangramentos e inflamações, principalmente em veias de grosso calibre, que, por serem muito superficiais, podem gerar flebites. “A flebite é todo tipo de inflamação da parede das veias, tanto do sistema nervoso superficial, como do profundo. Se não for tratada corretamente, a flebite pode evoluir para uma inflamação chamada tromboflebite, quando ocorre também a obstrução das veias, e o coágulo sanguíneo pode acabar migrando para o pulmão e provocar embolia pulmonar”, alerta a cirurgiã vascular.
Por isso, a médica aponta que o mais indicado é primeiro tratar a condição com um cirurgião vascular e só depois, quando não houver mais restrições, buscar um profissional para tatuar o corpo. “Se a pessoa não tiver varizes nas pernas não há contraindicação para a tatuagem. Mas como é difícil determinar previamente se uma pessoa terá varizes, já que o único indicativo seguro do possível surgimento da doença é o histórico familiar, o ideal é que você consulte um médio especializado, pois apenas ele poderá verificar se você possui tendência a formação de varizes e te indicar o melhor lugar para a realização da tatuagem”, finaliza a Dra. Aline Lamaita.
FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros