Categories: Vida e Saúde

Sedentarismo mata 300 mil brasileiros por ano

Em nosso país só 30% da população é fisicamente ativa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 300 mil brasileiros morrem por ano em consequência do sedentarismo. Em nosso país, só 30% da população é fisicamente ativa e só 2% a 5% fazem exercícios em volume considerado ideal. Um índice baixíssimo.

À medida que a vida se moderniza, aumenta o sedentarismo. Realizamos a maior parte de nossas atividades sentados. Vamos sentados para o trabalho, trabalhamos sentados e até nos divertimos sentados nos bares e casas de espetáculos. Só que nossa necessidade mínima de exercício semanal é de 75 minutos de atividade intensa ou 150 minutos moderada.

Muitos só praticam exercícios só no fim de semana. Nem por isso podem ser considerados ativos. Ao contrário, tal forma de atividade física é considerada perigosa e é condenada pelos especialistas. Exercitar-se após grandes espaços de tempo desequilibra o organismo. Muito melhor é praticar exercícios por menos tempo, mas com regularidade, no mínimo três vezes por semana.

Dessa forma o exercício ajuda a normalizar possíveis alterações no organismo. Por exemplo, a pressão arterial se reduz e ocorre a melhora dos níveis de insulina em 15 dias. Isso se o exercício for praticado de forma regular. Assim realizada, a atividade física ajuda a reduzir o risco de muitas doenças.

Share

Recent Posts

AVC é uma dor de cabeça

Estudo mostra que enxaqueca crônica pode aumentar risco de AVC

2 semanas ago

Criança espirrando? Pode ser rinite!

Saiba como diferenciar a rinite alérgica de gripes e resfriados

2 semanas ago

Uma boa digestão ajuda a emagrecer!

Conheça a importância do funcionamento do intestino na perda de peso

2 semanas ago

Exercício contra o câncer de mama

Atividade física é fundamental na prevenção deste tumor

2 semanas ago

Obesidade infantil: uma pandemia!

O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso

2 meses ago

Proteína: qual o limite?

”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela

2 meses ago