Pesquisa em animais revelou mecanismos neurofisiológicos comuns
O Instituto de Biologia da Unicamp realizou pesquisa com animais e descobriu que uma das causas da depressão bem como das dores crônicas tem uma relação com o estresse social. Sobretudo a depressão demonstra ter forte relação com as dores, a exemplo da fibromialgia.
Os estudiosos se valeram de experimentos com camundongos “intrusos” que foram submetidos a um tipo de bullyng feitos por camundongos “residentes”, mais robustos e agressivos. Segundo informações relatadas pela agência Unicamp de notícias, uma parte do grupo subjugado apresentou características comportamentais e fisiológicas do tipo depressivas. Além disso, o mesmo grupo apresentou maior sensibilidade à dor por um longo período de tempo, embora os animais subjugados não tivessem qualquer tipo de lesão física.
Análises cerebrais foram realizadas e os pesquisadores constaram os cérebros dos roedores tiveram alterações plásticas, sendo concluído que houve mecanismos neurofisiológicos comuns, tanto de dor quanto de depressão.
Segundo a pesquisa, o estresse por subjugação social se aproxima bastante do que acontece com humanos em suas relações sociais.
Estudo revela que andar de bicicleta pode proteger os joelhos contra a artrose
Conheça alguns dos principais sintomas de depressão na infância
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo