Planeta terá quase 10 bilhões de pessoas até 2050
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial passará dos 7,1 bilhões atuais para 9,7 bilhões até 2050. O número é preocupante em virtude da quantidade de bocas para alimentar, principalmente tendo em vista como a agricultura industrial afeta o planeta com erosão, emissões de CO2, poluentes químicos e perda de biodiversidade.
No entanto, um estudo publicado pela revista Nature traz boas notícias: há maneiras de fornecer alimentos para uma população de até 10 bilhões de pessoas e, ao mesmo tempo, manter as florestas que restam intactas, sem a necessidade de mudanças drásticas na dieta humana.
Karl-Heinz Erb, principal autor do estudo afirma, no entanto, que é necessário encontrar um equilíbrio entre o tipo de métodos agrícolas utilizados, a preservação do meio ambiente e a alimentação diária. Se a humanidade abrisse mão de produtos animais, tornando-se vegana, o espaço para cultivo em 2050 poderia ser menor do que o do ano 2000, mesmo com uma população mundial significativamente maior. Porém, se a humanidade continuar comendo carne como hoje, em meados do século serão necessários mais de 50% de áreas agrícolas adicionais, prevê o estudo.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros