Categories: Vida e Saúde

Reações perante estresse traumático diferem segundo gênero das vítimas

Estudo americano revela que transtorno afeta mais as meninas

Adolescentes vítimas de estresse traumático reagem de formas distintas segundo o seu sexo. É o que aponta um estudo de escaneamento cerebral realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA.

O estudo encontrou diferenças estruturais entre os sexos em uma parte do cérebro denominada ínsula. Nesta região o cérebro detecta sinais do corpo e processa emoções e empatia, ajudando a integrar sentimentos e ações, entre outras funções.

Entre os jovens que vivenciaram estresse traumático, só alguns desenvolveram o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).

Jovens com TEPT tendem a evitar pessoas, lugares e coisas que os remetam ao trauma, podendo sofrer insônia, dificuldade de concentração, evitar contato social, entre outros problemas. Meninas tendem a desenvolver o TEPT mais do que os meninos.

Com o entendimento de como cada sexo processa emoções, os cientistas esperam desenvolver tratamentos mais específicos. Os tratamentos atuais focam em diminuir os sintomas, prevenir complicações, melhorar o desempenho escolar e os relacionamentos sociais e familiares. Geralmente é feito com base em terapia e em algumas ocasiões, com uso de medicamentos. Terapias alternativas com técnicas de relaxamento, atividades esportivas, prática de atividade física também são usadas no tratamento dos jovens.

Share

Recent Posts

Folia saudável

Veja dicas para viajar bem, enfrentar o calor e a ressaca no Carnaval

6 horas ago

Caneta na boca!

O uso das canetas emagrecedoras pode afetar a saúde oral

6 horas ago

Grávida precisa comer por dois?

Saiba se a gestante tem mesmo que dobrar o consumo calórico

4 dias ago

Bicicleta e joelho: combinação perfeita!

Pedalar fortalece as articulações e combate a artrose

1 semana ago

6 dicas para uma vida longa

Saiba como viver mais com maior qualidade de vida

1 semana ago

Fique com a pele saudável

Calor, suor e até o sol podem causar doenças de pele

2 semanas ago