Categories: Vida e Saúde

Quem nasce no verão pode ser um adulto mais saudável

Maior exposição ao sol no final da gravidez traria benefícios à saúde no futuro

Uma nova pesquisa, realizada pela Universidade de Cambridge, descobriu efeitos positivos relacionados à exposição ao sol durante o segundo trimestre de gravidez.

Segundo concluiu o estudo, crianças que nascem no verão têm tendência a se tornarem mais saudáveis na idade adulta, pelo fato de serem expostas a maior irradiação solar e a maiores índices de vitamina D, ainda no ventre materno, durante o segundo trimestre de gestação.

Foram submetidos à comparação dados de cerca de 450 mil homens e mulheres, sendo avaliados dados de nascimento e desenvolvimento. Os autores do estudo perceberam que o período do ano em que nasceram influenciou não só o peso do nascimento do bebê, como também sua altura no futuro. Nas mulheres, essa influência se deu também no iniciar da puberdade, que começou mais tarde do que meninas que nasceram no inverno. No verão, crianças também nasceram com mais peso do que outras que nasceram nas demais estações do ano.

Ainda serão necessários mais estudos para entender a relação entre os efeitos que o mês de nascimento pode refletir na saúde da criança quando ela estiver adulta. Esses mecanismos terão que ser totalmente entendidos, para então poder revertê-los em mais benefícios à saúde.

Share

Recent Posts

Força nos ossos

A vitamina D é muito importante para crianças e adolescentes

1 semana ago

Bons hábitos para emagrecer!

Saiba como perder peso de forma saudável e sustentável

2 semanas ago

Pilates, joelhos e saúde

Praticar pilates pode prevenir e diminuir as dores nos joelhos

2 semanas ago

Menopausa precoce

Conheça mais sobre essa condição e como ela influencia na gravidez

2 semanas ago

Chocolate é bom para a cuca!

Consumir chocolate amargo pode melhorar a atividade cerebral

4 semanas ago

Dupla ação contra a hipertensão

Alimentação e exercício físico ajudam a combater a pressão alta

4 semanas ago