Eles podem e devem ser praticados antes e depois do exercício e das atividades cotidianas
Na vida como na atividade física, flexibilidade é fundamental. Ela ajuda a manter a amplitude dos movimentos que acabam se restringindo com a idade.
Flexibilidade se consegue com realização de alongamentos regulares, que auxiliam a preservar articulações e a prevenir as dores.
A perda de amplitude ao longo dos anos vai provocando encurtamento dos músculos e acabando por gerar dores. O ato de alongar regularmente esses músculos ajuda a prevenir e mesmo aliviar dores que já se tornaram crônicas.
O alongamento deve envolver todos os grandes grupamentos musculares. Podem ser estáticos, aqueles que são realizados com a pessoa em posição estática; e dinâmicos, girando o corpo ou cruzando braços e pernas. Estes últimos devem ser realizados antes das atividades e ajudam a aquecer o corpo para iniciar os exercícios. O ideal é começar devagar e ir aumentando gradualmente o ritmo.
Já os últimos, os estáticos, devem ser realizados ao término da atividade física, quando o corpo já se encontra mais flexível em função do exercício que foi praticado. Alongamentos igualmente podem e devem ser realizados em outras situações. Ao acordar, durante o período de trabalho, após dirigir por um longo período de tempo e antes de dormir. Tal prática também ajudará a diminuir os encurtamentos musculares, ajudando a amenizar dores e a preservar as articulações.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros