Musculação e treino funcional podem ajudar a controlar o diabetes
Você é diabético ou mesmo pré-diabético? Então com certeza já deve ter ouvido do seu endocrinologista ou nutricionista que exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou natação são fundamentais para reduzir os níveis de gliose e controlar a doença, não é mesmo?
Mas agora um estudo científico feito por pesquisadores brasileiros revela que tão benéficos quanto os aeróbicos para combater o diabetes, são os exercícios de força e resistência, como:
.Musculação
.Treino funcional
Para saber mais sobre os efeitos positivos da malhação contra o diabetes, leia o texto a seguir até o final!
O estudo foi realizado por pesquisadores da Unicamp e publicado no International Journal of Molecular Sciences (( www.mdpi.com/1422-0067/23/16/9427 )). A pesquisa foi feita com ratos que eram submetidos a ter que subir uma escada de cerca de 1 metro de altura com uma carga de peso acoplada à cauda.
Além disso, células beta com características do diabetes tipo 1 de outros roedores, eram submetidas à verificações em laboratório com o soro sanguíneo dos animais que passaram pelo teste de esforço. O resultado final, depois de algumas semanas, foi uma melhora na secreção de insulina, com diminuição da intolerância à glicose e controle da glicemia.
O estudo deve ainda prosseguir em novas etapas, mas segundo os pesquisadores, abre excelentes perspectivas para a fisiologia, na utilização dos treinos de força em programas de controle do diabetes em seres humanos.
Veja também:
Quem nos ajuda a entender melhor os resultados iniciais da pesquisa é a médica nutróloga Marcella Garcez, mestre em Ciências da Saúde pela PUC-PR e diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):
‘’Os exercícios de força resistida, tipo musculação e os treinos funcionais, que aliam exercícios de força e aeróbicos, têm como objetivo aumentar ou preservar a massa muscular e deste modo manter a taxa metabólica basal e gasto energético dentro do esperado para a composição corporal. Deste modo melhorar o controle glicêmico e de outras alterações metabólicas como obesidade, dislipidemias e hipertensão’’.
Ela comenta ainda dos efeitos da musculação e treino funcional sobre o metabolismo:
‘’Um dos benefícios é a preservação metabólica, pois o gasto energético basal se dá pelas funções vitais e a massa celular ativa. Ganhar ou manter massa muscular é a única maneira voluntária de otimizar metabolismo. Um diabético com boa estrutura muscular terá melhores condições fisiológicas para o controle de sua doença. Além disso, um dos principais fatores para a redução no risco de surgimento de doenças metabólicas, como o diabetes, pela prática de atividades físicas é o controle da obesidade’’.
E segundo ainda a dra. Marcella, musculação e treino funcional são indicados para os 2 tipos de diabetes:
‘’Tanto os diabéticos, do tipo 1 quanto os do tipo 2, são muito suscetíveis a perder massa muscular, por isso manter uma boa massa muscular é geralmente sinal de adequação no controle glicêmico’’.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/musculacao-exige-cuidados-do-iniciante/
Para que a musculação ou o treino funcional atinjam melhores resultados, é importante ter uma dieta adequada rica em nutrientes.
‘’ Para potencializar os treinos de força em diabéticos, é importante seguir uma alimentação saudável e equilibrada, que inclua carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis’’, afirma a médica nefrologista Caroline Reigada, especialista em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Entre os alimentos indicados, estão:
.Arroz integral
.Batata-doce
.Feijão
.Grão de bico
.Lentilha
.Frango
.Peixe
.Carne bovina magra
.Ovos
.Leite
.Abacate
.Azeite de oliva
,Nozes
.Sementes de chia e linhaça
E em relação à rotina da prática de musculação ou treino funcional? O que é o ideal?
‘‘Existem muitos estudos que falam quanto ao tempo e a intensidade dos exercícios.
São efetivos para a prevenção e controle de doenças cardiometabólicas pelo menos 150 minutos semanais, divididos em 3 a 5 dias. Mas estudos recentes dizem que apenas 20 minutos diários de atividades físicas moderadas são suficientes para reduzir riscos à saúde’’, garante a dra. Marcella Garcez.
Também é positivo combinar os treinos de força com exercícios aeróbicos.
‘’Aliar 150 minutos dos exercícios aeróbicos com 90 minutos de resistivos, por semana, sem deixar de fazer exercícios por 2 dias seguidos é uma ótima maneira de alcançar bons resultados no controle do diabetes’’, diz a médica Caroline Reigada.
‘’Há consenso que o importante é fazer atividade física moderada e frequente, para reduzir o risco de doenças e envelhecer ativamente’’, conclui a nutróloga Marcella Garcez.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:
Dra. Marcella Garcez/ Nutróloga
Dra. Caroline Reigada/ Nefrologista
Gostou? Então você vai gostar também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/embarque-no-treino-funcional/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/sintomas-diabetes-para-ficar-atento/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/4-dicas-para-aumentar-a-massa-magra/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros