Saiba como essa terapia milenar pode ajudar a melhorar o sono
No dia a dia do mundo atual,onde todos desenvolvem várias atividades simultâneas,tendo que conciliar vida profissional,familiar e ainda encontrar tempo para atividade física e lazer,uma questão que se coloca como fundamental para a qualidade de vida, é dormir bem.O ideal seriam 8 horas de sono por noite,mas pelo menos 6 horas,menos que isso pode trazer prejuízos à saúde.
Só que um dos maiores problemas que afeta a população mundial hoje ,é a insônia,que se pode definir como a incapacidade constante de dormir ou de se manter o sono. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial sofre de insônia. No Brasil essa porcentagem chega a 40%,o que significa o incrível número de quase 85 milhões de brasileiros que são atingidos pela insônia.
A falta de uma boa noite de sono deixa a pessoa com baixa energia e mau humor. Isso irá afetar seu desempenho durante o dia de trabalho ou estudo.
Quem enfrenta um quadro de insônia, apresenta ainda baixa produção de serotonina,conhecido como o ‘’hormônio da felicidade’’,o que pode gerar ou agravar quadros graves de estresse,ansiedade ou depressão. Além disso,os insones correm mais risco de desenvolverem doenças como diabetes e hipertensão ou serem vítimas de infartos e derrames.
Leia ainda:
Entre os principais motivos que podem gerar uma insônia constante estão:
.Alimentação pesada antes de dormir
.Bebidas com cafeína à noite
.Álcool
.Fumo
E no mundo deste século XXI, onde convivemos com muitos aparelhos eletrônicos ao nosso redor,como televisores, celulares,computadores e etc,a insônia se torna cada vez mais comum. Isso ocorre muito porque a iluminação da maioria destes equipamentos reduz no corpo humano a quantidade de melatonina,o hormônio responsável por regular o relógio biológico que indica a hora de dormir. O ideal é nunca dormir com a TV,o celular ou algum computador ligado.
A insônia pode ser subdividida em alguns tipos principais:
.Insônia intermitente: não é contínua,acontece de vez em quando e a pessoa às vezes consegue dormir com alguma normalidade
.Insônia transitória: dura alguns dias e pode se repetir em intervalos mais frequentes ao longo de um período de 3 semanas.
.Insônia crônica: é quando a dificuldade em dormir ocorre de forma frequente por mais de 3 semanas.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-nutricao/insonia-pode-estar-ligada-a-alimentacao/
A terapia Ayurveda é uma forma de tratamento milenar desenvolvida na Índia(onde é chamada de medicina)com base numa visão holística da vida, buscando observar a relação entre o corpo, a mente e a alma com a alimentação,as emoções e o meio ambiente.
Ayurveda é a junção de duas palavras, em sânscrito: ‘’ayu’’ e ‘’veda’’. Ayu significa vida e veda significa conhecimento. Portanto, Ayurveda pode ser traduzida como o ‘’conhecimento da vida’’.
Além de ser considerada uma forma de terapia medicinal,é também uma filosofia de vida desenvolvido a partir da observação da natureza e dos efeitos das diversas substâncias no organismo ,tendo sida aperfeiçoada ao longo dos séculos.
A Ayurveda entende que a vida é composta por corpo, mente, órgãos dos sentidos e a alma e a saúde depende do bem estar de todos estes aspectos.Defende ainda que os organismos são compostos por energias,que também existem no meio onde a pessoa vive e quando há um desequilíbrio energético provocado por problemas emocionais ou físicos,se corre o risco de ficar à mercê de doenças.
Costuma utilizar técnicas de massagem, aromaterapia e fitoterapia,para diagnósticos,prevenção e cura. Também dá muito valor à questões de nutrição,recomendando a busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Mas como esse conhecimento milenar que há séculos é utilizado na Índia pode ajudar a combater este grave transtorno de saúde que é a insônia e que afeta milhões no Brasil?
Quem nos explica é Laura Pires, nutricionista, terapeuta e professora de Ayurveda ,com Pós-graduação em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein de São Paulo e com formação em Saúde da Mulher, Nutrição e Culinária Ayurvédica pela International Academy of Ayurveda, na Índia:
“As doenças são muitas vezes reflexos de problemas multifatoriais e por isso entender os motivos que levam a insônia é algo muito importante. A Ayurveda tem um olhar holístico, no sentido real da palavra, ou seja, entender o todo, e assim o tratamento pode envolver uma série de procedimentos, terapias externas como massagens, óleos, práticas, atividades físicas, meditação, até mesmo alimentação e uso de compostos de ervas, dependendo da necessidade do paciente’’.
Laura reforça que primeiro é importante descobrir quais são as causas da insônia. A partir daí, definir os medicamentos e procedimentos que serão utilizados,que podem envolver o uso de ervas medicinais e ajustes na alimentação.
E ela dá uma dica de massagem com óleo,que é uma técnica milenar muito usada pela Ayurveda, para ajudar quem sofre de insônia a conseguir dormir:
‘’Existe a prática chamada de oleação,feita na cabeça e nos pés,que é uma das ferramentas usadas em Ayurveda de forma coadjuvante para auxiliar a alcançar um sono mais restaurador e reparador.A recomendação é massagear a sola dos pés com óleo de gergelim natural
morninho,em pouca quantidade e ir deitar. Pode colocar uma meia para manter os pés aquecidos ou remover o excesso de óleo antes de ir para acama’’,afirma Laura.
E ela conclui dando ainda algumas dicas de alimentação que podem ser benéficas para os insones:
‘’É muito importante fazer um jantar mais leve, com alimentos cozidos e fáceis de digerir e comer cerca de 2 a 3 horas antes de deitar, para que a digestão aconteça de forma completa e não interfira no sono. Dar preferência para caldos de leguminosas como lentilhas com legumes e verduras ou até uma salada de lentilha com legumes e vegetais cozidos.O uso de chás com ervas que auxiliam no relaxamento também pode ser uma boa estratégia, com ervas como camomila, erva-doce, centella asiática, passiflora ou capim limão. Mas sem esquecer que se você faz uso de alguma medicação, ou tem alguma doença, precisa conversar com seu médico ou nutricionista sobre a interação de ervas e medicamentos para usá-los com segurança e efetividade’’.
Achou interessante? Confira também:
https://marcioatalla.com.br/dicas/sono-de-recuperacao-nao-diminui-efeitos-de-noites-sem-dormir/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros