Categories: Vida e Saúde

Nova técnica permite que mulheres que tiveram câncer engravidem

Tratamento consiste em remover, congelar e transplantar tecido do ovário

Mulheres que tiveram câncer estão conseguindo engravidar. Elas tiveram o tecido ovariano removido, congelado e transplantado, preservando os ovários que podem sair prejudicados após o tratamento para vencer o câncer. Embora a técnica ainda esteja sendo experimentada, já se mostrou segura e eficiente para ajudar mulheres a engravidar.

No procedimento, um dos ovários é removido e cortado em fatias, sendo elas em seguida submetidas a um processo de congelamento. Quando mulheres se recuperam da doença, o que pode acontecer anos depois, parte do tecido que é descongelado é enxertado no ovário que ficou.

Um estudo acompanhou 41 mulheres na Dinamarca submetidas ao procedimento entre os anos de 2003 e 2014. Dentre as 32 participantes que desejavam engravidar, dez delas conseguiram ter filhos. No mundo, mais de 36 crianças nasceram de mães com ovários transplantados, sendo 14 delas da Dinamarca. É que o país é o único a fornecer o tratamento de forma gratuita para pacientes que estejam em condições de realizá-lo.

O tratamento pode beneficiar igualmente mulheres inférteis por questões de alterações hormonais provocadas pela menopausa. A técnica ainda é pouco realizada, porque alguns médicos temem o risco de que haja células cancerosas no material a ser transplantado, mas o risco, segundo os autores do estudo, que foi publicado na revista cientifica Journal of Human Reproduction, é pequeno.

Share

Recent Posts

AVC é uma dor de cabeça

Estudo mostra que enxaqueca crônica pode aumentar risco de AVC

3 semanas ago

Criança espirrando? Pode ser rinite!

Saiba como diferenciar a rinite alérgica de gripes e resfriados

3 semanas ago

Uma boa digestão ajuda a emagrecer!

Conheça a importância do funcionamento do intestino na perda de peso

3 semanas ago

Exercício contra o câncer de mama

Atividade física é fundamental na prevenção deste tumor

3 semanas ago

Obesidade infantil: uma pandemia!

O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso

2 meses ago

Proteína: qual o limite?

”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela

2 meses ago