Categories: Vida e Saúde

Norovírus provoca gastroenterite em pacientes de todas as idades

Parente do rotavírus também provoca diarreia, vômitos e pode ser fatal

Você já ouviu falar do norovírus? Apesar de pouco conhecido esse parente do rotavírus atinge cerca de 700 milhões de pessoas no mundo e provoca perda de R$ 227 bilhões por ano. Quase não se ouve falar dele, mas o norovírus é bem comum e pode ser transmitido através de água e alimentos contaminados, ou de pessoa para pessoa, principalmente devido à falta de higiene das mãos. O norovírus provoca gastroenterite, diarreia, náuseas e vômitos. Tais sintomas, segundo os pesquisadores da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkings, EUA, provocam alta queda de produtividade devido à necessidade de licença médica para si próprio ou para cuidar de crianças que tenham contraído a doença.

Usando um modelo de computador para estimar o quanto, em dinheiro, essa perda de produtividade afeta o mundo, os cientistas descobriram que o vírus ainda retira de circulação do mercado US$ 4,2 bilhões, gastos nos serviços de saúde para tratamento dos pacientes infectados.

O norovírus é altamente contagioso e afeta pessoas de todas as idades. Enquanto o rotavírus atinge mais crianças abaixo dos 5 anos de idade e pode ser combatido através de vacinação, ainda não existe vacina para o norovírus . E a vacina está longe de ser criada, em função do norovírus passar por constantes mutações, o que impede a criação da imunização.

Sendo assim, por enquanto, prevenir é o melhor remédio. Lavar as mãos antes das refeições, ao sair do banheiro e depois de manusear dinheiro. Cuidar do armazenamento de água e de alimentos.

Quem contrair o norovírus deve tomar muito líquido, já que, na falta de hidratação, o vírus pode levar a morte. Estima-se que ocorrom 219 mil mortes anualmente no mundo em função do norovírus.

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

3 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

3 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

1 semana ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

2 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

2 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

2 semanas ago