Na região estão localizados orgãos importantes e incomodos devem ser investigados
Todo mundo prefere ignorar o abdomen. Principalmente se não for tanquinho. Mas é uma região importante para o organismo que ocupa um espaço do peito a virilha e acomoda orgãos igualmente importantes, como os digestivos, reprodutores e urinários.
Se houver dor nessa região ela pode se originar de qualquer um desses órgãos e precisa ser investigada. Assim como um dor intensa pode não significar que existe um problema de saúde, uma dor leve não significa ausência de doença grave.
O médico deve ser procurado, segundo orientação da Universidty of Michigan Medicine, se a dor na região surgir de forma inesperada e intensa; se for
acompanhada também de dor no pescoço, ombro ou peito; houver vômitos com sangue ou presença de sangue nas fezes; se o abdomen se tornar rígido e sensível ao toque; se houver prisão de ventre com ou sem vômitos.
Nas crianças, a dor abdominal, também denominada dor de estômago, é ainda mais comum. Muitas vezes sinaliza infecção, constipação ou até uma doença mais grave.
Nem sempre está relacionada a uma questão de saúde física. Pode ser a forma que a criança encontra de espressar ansiedade ou situação de estresse. Em todas as situações o pediatra deve ser consultado.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros