Donos devem lavar as mãos após contato com os bichanos e não permitir que animais de casa se relacionem com os da rua
Você já ouviu falar da doença da arranhadura de gato? Também conhecida por doença de Teeny, ela é transmitida por felinos e provoca febre, dor de cabeça, fastio, inchaço dos glânglios linfáticos, complicações cardíacas e cerebrais. Em casos mais graves pode até matar se não for devidamente tratada.
A doença é causada pela bactéria Bartonella Benselae, sendo transmitida pelos gatos através de mordidas ou arranhões em humanos. Médicos recomendam que, quem possui gatos, higienize as mãos após o contato com seus animais e evitem que os bichos de estimação se relacionem com os gatos de rua. Visitas ao veterinário também são recomendadas, já que no gato a doença não apresenta sintomas.
Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), órgão do governo dos EUA, a prevalência da doença no país é de 12 mil pessoas diagnosticadas anualmente, sendo que 500 necessitam de internação em hospitais. Mesmo rara, a doença provocada pela arranhadura de gato pode até levar a morte. A prevenção se dá com o controle das pulgas dos felinos.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue e o tratamento a base de antibióticos. Casos mais graves podem exigir realização de cirurgia para retirar caroços que surgem nos gânglios linfáticos, com realização de biópsia para pesquisar possíveis alterações.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros