Como está o seu colesterol? Essa é uma pergunta que quase todo mundo ouve ou mesmo se faz, em algum momento da vida. O colesterol é uma substância que existe no sangue de todo ser-humano e ajuda a manter o bom funcionamento do corpo, atuando na:
.Movimentação das células
.Produção de energia
Mas quando os níveis de colesterol ficam muito altos, o organismo passa a ter risco de desenvolver doenças graves como:
.Aterosclerose
.Insuficiência cardíaca
.Insuficiência vascular
.Infarto
.AVC
Para alertar as pessoas sobre os males do colesterol alto, o dia 8 de agosto é consagrado como o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A ideia é criar conscientização sobre as doenças causadas pelo colesterol alto, gerando assim maior prevenção por parte das pessoas.
Quer saber mais sobre como evitar a alta dos índices de colesterol?
Então siga lendo este texto!
Mas afinal, o que é o colesterol? Quem nos explica é a cirurgiã vascular Aline Lamaita, integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular(SBACV) e com formação em Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
“O colesterol é um tipo de lipídio naturalmente produzido pelo organismo, mas que também deve ser obtido através da alimentação, afinal, é fundamental para o funcionamento de nosso corpo, sendo responsável por funções como garantir a produção dos hormônios sexuais e da Vitamina D. Porém, apesar de indispensável para o organismo, o colesterol em excesso pode trazer algumas complicações, principalmente para a saúde vascular”.
E quando os níveis de colesterol sobem, o que pode acontecer no organismo? Para obter essa resposta, consultamos outra especialista, a endocrinologista Deborah Beranger, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
“As consequências de um colesterol alto são: formação de placas de gordura na parede dos vasos, diminuindo o fluxo sanguíneo nesses vasos, aumentando o risco de trombose, de hipertensão, de infarto, de AVC, ou seja, de doenças cardiovasculares”.
Mas é importante reforçar que nem todo colesterol é igual e existem 2 tipos:
.O HDL, ou ‘’bom colesterol’’, que retira o colesterol das artérias e o transporta para o fígado para ser metabolizado
.O LDL, ou ‘’ colesterol ruim’’, que pode formar placas de gordura nas artérias que causam o endurecimento e entupimentos dos vasos sanguíneos(aterosclerose)
E quando o sangue não consegue passar pelos vasos obstruídos, podem surgir várias complicações vasculares, como derrames, infartos e até morte súbita.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/colesterol-e-saude-2/
A alta nos níveis de colesterol pode estar ligada a vários fatores, entre eles:
.Má alimentação
.Sedentarismo
.Sobrepeso
.Predisposição genética
Outra dúvida que as pessoas têm é se o colesterol elevado gera algum tipo de sintoma. Na verdade o aumento do colesterol só pode ser detectado com exames de sangue feitos em laboratório.
“O grande problema dos altos níveis de colesterol no sangue está no fato de ser uma questão silenciosa: o colesterol aumentado pode não causar sintoma nenhum, entupindo a artéria aos poucos. Então, em alguns casos, a primeira manifestação da alta do colesterol é um infarto ou derrame, não existindo muito o que fazer para prevenir. É uma doença que vem silenciosa e quando se manifesta já causa um problema sério”, alerta a dra. Deborah.
Mas existe uma relação entre o crescimento das taxas de colesterol e algumas doenças cardíacas que, estas sim, podem apresentar sintomas como:
.Dor no peito
.Taquicardia
.Dor de cabeça
.Falta de ar
.Fadiga
E segundo indicativos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) os valores ideais de colesterol para a boa saúde seriam:
Colesterol HDL : acima de 40 (mg/dL)
.Colesterol LDL: abaixo de 130 (mg/dL)
.Colesterol total: abaixo de 190(mg/dL))
Confira ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/especialista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-o-colesterol/
Para evitar problemas causados pelo acúmulo de colesterol no sangue, é fundamental diminuir os fatores de risco praticando atividade física, diminuir o estresse e seguir uma dieta mais saudável.
Entre os alimentos que devem ser evitados estão:
.Carnes gordurosas
.Embutidos
.Frituras
.Processados
.Queijos amarelos
.Doces
.Frutos do mar
.Bebidas alcoólicas
Ainda no quesito alimentação, algumas medidas benéficas devem ser seguidas para melhorar a qualidade da dieta, tais como:
.Ingerir cereais integrais
.Comer carboidratos integrais
.Consumir frutas, legumes e verduras
.Reduzir proteína animal
.Trocar o açúcar por adoçantes naturais
“Para prevenir o problema e auxiliar no controle dos níveis de colesterol é importante então tomar alguns cuidados, como praticar atividades físicas regularmente e adotar uma dieta balanceada, que deve ser rica em fibras. Além disso, é recomendado evitar o consumo exagerado de gorduras, óleo, carne vermelha, laticínios e produtos industrializados. A diminuição do consumo de álcool e a interrupção do hábito de fumar também são fundamentais para manter os níveis de colesterol controlados”, afirma a cirurgiã vascular Aline Lamaita.
E para quem já apresenta níveis de colesterol acima do recomendado, é fundamental procurar orientação médica, pois nesse caso além das mudanças de hábitos de vida, talvez seja necessário o uso de medicamentos.
“A maioria dos pacientes que tem uma tendência a colesterol alto tem um histórico familiar importante de pai ou de mãe que também apresentam colesterol alto. Por isso que esses pacientes vão precisar de remédio em algum momento da vida. E precisamos conscientizar esse paciente, quando ele precisa de medicação, de que ele não pode parar. E caso ele pare com o remédio, o colesterol vai subir novamente. Esse é nosso grande desafio, porque como é uma doença silenciosa e muitas vezes o paciente abandona a medicação quando esse colesterol chega no nível normal”, conclui a endocrinologista Deborah Beranger.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:
Dra. Aline Lamaita/ Cirurgiã Vascular
Dra. Deborah Beranger/ Endocrinologista
Você vai curtir essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/combata-o-colesterol-com-atividade-fisica/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/ingestao-diaria-de-abacate-pode-combater-o-colesterol/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/controle-o-colesterol-com-lecitina-de-soja/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros