Vida e Saúde

Entenda como se formam os calos que surgem nas mãos devido a musculação

Saiba como prevenir e tratar as alterações causadas pelo atrito que os equipamentos de academia provocam nas mãos.

A musculação é uma das práticas de exercícios físicos mais vantajosas para o organismo, promovendo uma série de benefícios que incluem melhora da postura corporal, redução de gordura, tonificação dos músculos, entre diversos outros. Porém, em meio a tantas vantagens existem também alguns prejuízos, como o surgimento de calos, áreas da camada mais externa da pele que se tornaram duras, grossas e rígidas devido ao atrito constante causado em uma determinada região. Dessa forma, os calos podem promover grande desconforto estético, além de também atrapalharem o desempenho durante o treino.

Os calos podem surgir em qualquer região do corpo, dependendo da atividade responsável por causar o atrito. Então, os calos decorrentes da musculação aparecem, na maioria das vezes, nas mãos, principalmente devido ao modo como utilizamos os aparelhos e equipamentos da academia, sendo a barra de supino o objeto que mais contribui para o surgimento destas alterações por causa da forma como é segurada.

Mas é possível prevenir os calos através de alguns cuidados, como fazer uso de luvas de proteção na hora de pegar peso. Caso as luvas te atrapalhem, usar giz ou cal nas mãos também é uma opção, já que estas substâncias facilitam o uso correto do aparelho, permitindo que este escorregue sem causar grande pressão ou atrito. Outra boa dica é fazer uso de um creme hidratante especifico para a área das mãos, de preferência que contenha ureia em sua formulação. O uso deste produto duas vezes por dia pode ajudar a prevenir os calos.

Porém, se você já sofre com calos, a boa notícia é que é possível tratá-los. Neste caso, a proteção da área afetada é fundamental, então, novamente, o uso de luvas e faixas é recomendado. É importante também que de modo algum você fure, corte, ou lixe os calos em casa, pois isso pode causar feridas, sangramentos e infecções, além de promover um efeito rebote, onde a pele se regenera mais espessa, piorando o quadro. Logo, o ideal é que você consulte um dermatologista, pois ele poderá, por exemplo, receitar cremes formulados com ativos queratolíticos, como o ácido salicílico, que dissolve a queratina presente no calo, eliminando-o e deixando a pele macia novamente.

Dra. Paola Pomerantzeff

Share

Recent Posts

Pedalar previne a artrose

Estudo revela que andar de bicicleta pode proteger os joelhos contra a artrose

4 dias ago

Mistura explosiva

Sarcopenia e obesidade juntas são uma bomba relógio para os idosos

4 dias ago

5 sinais de depressão nas crianças

Conheça alguns dos principais sintomas de depressão na infância

4 dias ago

Tenha uma gestação tranquila!

Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez

2 semanas ago

Tontura? Pode ser a menopausa…

Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa

2 semanas ago

9 dicas para começar a treinar

Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo

2 semanas ago