Categories: Vida e Saúde

Embutidos precisam ser cortados do cardápio de quem sofre de gota

Bebidas alcoólicas, peixes como sardinha, cavala e arenque devem ser evitados

Quem tem gota precisa reduzir o teor de ácido úrico no organismo. Isso é possível evitando alimentos embutidos, vísceras e cerveja.

Quando ocorre um aumento dos níveis sanguíneos, a denominada hiperuricemia, pode haver um acúmulo nas articulações como dedão do pé, tornozelo, calcanhar e joelho, causando inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura da pele nessas regiões, a chamada gota. Ela é mais comum nos homens, mas pode ocorrer em mulheres.

O ácido úrico pode subir no sangue porque algumas pessoas não conseguem eliminá-lo através da urina. Bebidas alcoólicas também podem ajudar a produzir um acúmulo de ácido úrico, assim como obesidade, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças renais crônicas e uso de diuréticos.

Além dos alimentos acima, ovas de peixe, molhos à base de carne, peixes como sardinha, anchova, cavala, arenque e manjuba devem ser evitados, assim como mexilhões.

A carne vermelha possui níveis altos de purina, substância que se decompõe no organismo como ácido úrico. A purina também se encontra presente presente nas carnes de peru e ganso. As opções recomendadas são carne de frango e pato.

Outros alimentos que contem purina são couve-flor, espinafre, couve-flor. Fígado, rins, moela, enfim, todos os órgãos de animais devem ser retirados do cardápio de quem sofre de gota.

Share

Recent Posts

É preciso saber envelhecer

Aumento da população idosa exige maiores cuidados com a saúde

1 semana ago

Café, coração e saúde

Beber café pode ser uma proteção contra a fibrilação atrial

1 semana ago

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

2 semanas ago

A síndrome do fim de ano!

Saiba como manter a saúde mental em meio à correria do Natal e Ano Novo

2 semanas ago

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

3 semanas ago

Emagrecer ajuda a evitar o câncer de fígado!

Essa e outras medidas reduzem o risco deste tumor em até 60%

3 semanas ago