Categories: Vida e Saúde

Dengue representa um perigo a mais para cardíacos

Doença interfere na coagulação sanguínea

Portadores de doença cardíaca devem ter cuidados redobrados com a dengue. Isso porque a doença transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, provoca inflamação, queda de plaquetas e desidratação. Tais problemas desestabilizam a função que regulariza os líquidos corporais, como também podem comprometer a função hepática e a função renal.

Muitos dos portadores de doença cardíaca necessitam de anticoagulantes, remédios que dificultam a coagulação sanguínea e as deixam mais propensas a sangramentos. Tal tratamento, realizado no período da dengue, aumenta o risco de hemorragias, aumentando o risco para estes pacientes.

Quando as plaquetas chegam abaixo de 100.000 é preciso atenção com esses anticoagulantes e abaixo de 70.000 não se indica a manutenção da medicação. Por essa razão, o acompanhamento da quantidade de plaquetas e a atenção aos sangramentos é mais importante nos pacientes cardíacos que nos demais.

O cuidado também se estende no momento de reinserir a medicação, o que deve ocorrer logo que as plaquetas subirem. O ideal é que o paciente não fique desprotegido, já que muitos infartos necessitam de realização de angioplastia ou até mesmo intervenção cirúrgica.

Havendo suspeita de dengue, o diagnóstico precoce e o posterior acompanhamento da doença devem ser realizados para evitar complicações

Share

Recent Posts

4 inimigos do sono

Saiba quais são as condições que impedem um bom sono

2 semanas ago

Mexa o corpo na rua!

Praticar atividade física ao ar livre é bom para o corpo e a mente

2 semanas ago

Não deixe o sol te queimar!

Saiba como se prevenir das queimaduras solares

3 semanas ago

Dor de cabeça: fique alerta!

A dor de cabeça pode ser sintoma de um tumor

3 semanas ago

Bebida alcoólica: a palavra é moderação

Entenda os efeitos na desidratação, na enxaqueca, no sono e na ressaca

3 semanas ago

É preciso saber envelhecer

Aumento da população idosa exige maiores cuidados com a saúde

1 mês ago