Categories: Vida e Saúde

Cura do HIV está cada vez mais próxima

Universidades britânicas obtêm êxito no tratamento em um portador do vírus

A cura para o HIV pode estar bem próxima. Uma equipe de cientistas de cinco universidades britânicas – Oxford, Cambridge, Imperial College London, King’s College London e University College London — conseguiu êxito no tratamento de um paciente do Reino Unido, após realizar experimentos com 50 voluntários portadores do vírus.

Até o momento, os tratamentos só haviam obtido êxito em impedir a multiplicação do vírus, mas não haviam conseguido eliminá-lo. Os medicamentos não podem ser interrompidos, o que deixa o vírus detectável no sangue, mas ele permanece em estado dormente.

No estudo, os voluntários participantes, ao todo 50, receberam uma vacina que ajudou a identificar células infectadas pelo HIV. A seguir foi ministrada a droga denominada Vorinostat, que ativou as células com o vírus dormente, permitindo sua identificação pelo sistema imunológico.

Um dos pacientes, de 44 anos e que não teve a identidade revelada, após o tratamento, não teve o vírus identificado. Mas os testes continuam pelos próximos cinco anos. Enquanto os estudos forem realizados as terapias antirretrovirais não serão abandonadas.

Foi à primeira tentativa dos cientistas para a cura total do HIV. Os esforços para conseguir erradicar a doença continuam e o momento está cada vez mais próximo.

Share

Recent Posts

Ovos: qual o limite por dia?

Saiba quantos ovos comer por dia e também os nutrientes deste alimento

2 dias ago

Tontura nem sempre é labirintite

A doença é rara e a tontura pode ter várias outras causas

6 dias ago

Saúde vascular e exercícios

Problemas de circulação não impedem a prática de atividade física

1 semana ago

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

2 semanas ago

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

3 semanas ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

3 semanas ago