Para começar, é preciso desapegar de velhos hábitos e assumir novas posturas de comportamento
O primeiro desafio de quem precisa começar a se exercitar é abandonar o sedentarismo. Isso implica em uma mudança de atitude na vida, o que não é nada fácil para a maioria. Quem assume uma vida mais ativa precisa abdicar de velhos hábitos e adquirir novas posturas de comportamento.
A escolha da atividade física é o primeiro passo para sair da vida sedentária. Não adianta escolher um exercício que não agrade ou proporcione prazer. De saída, a atividade escolhida deve provocar estimulo para se combater as dificuldades em realizá-la.
Uma boa opção é experimentar diversos esportes e atividades antes de fazer a escolha definitiva. Afinal, modalidades é que não faltam. E muitas academias oferecem aulas experimentais, justamente para dar opção ao praticante de escolher a que mais se identifica. Feita a escolha, faça uma avaliação médica para ver se existe algum comprometimento que impeça a atividade de ser realizada.
Fazer uma avaliação da capacidade física é fundamental para quem não está acostumado a prática de exercícios. O médico irá avaliar capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade e força muscular. Conforme os resultados forem surgindo, a intensidade dos exercícios poderá ser aumentada. No início, o é ideal contar com a ajuda de um preparador físico especializado, seja na academia ou individualmente.
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval