Categories: Vida e Saúde

Comida congelada da forma certa evita a perda de nutrientes

Estudo do Reino Unido pesquisou os cuidados necessários

Você sabe que existe uma maneira de congelar comida evitando a perda de nutrientes? Se realizado de forma correta, o congelamento ajuda a conservar os alimentos, mas o processo exige atenção.

A constatação foi realizada através de estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra). Os autores da pesquisa avaliaram valores nutricionais de vegetais como cenoura, ervilha e couve-flor 16 dias após a colheita. Esse é o tempo médio que o alimento leva para chegar à mesa do consumidor. Os pesquisadores descobriram que a temperatura ambiente gera perdas de nutrientes.

Pratos prontos devem ser congelados aos poucos e ser dividido ainda quente em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será descongelada. Pratos diferentes devem ser separados no processo de congelamento.

As embalagens precisam ser à prova d`água e com o mínimo de ar possível, de preferência a vácuo. O ideal é que elas impossibilitem o alimento de entrar em contato com o ar do freezer, sejam resistentes a gordura e aderentes ao alimento antes do congelamento. Também devem se soltar facilmente do produto descongelado. Esses aspectos são importantes para preservação dos nutrientes, assim como a textura dos alimentos e suas características.

Depois de descongelado o alimento não pode mais ser congelado, excetuando-se produtos crus. Aliás, o descongelamento varia para cada tipo de alimento. Frutas, bolos, tortas e doces precisam aguardar um tempo, embalados, à temperatura ambiente. Queijos e carnes cruas devem sair do freezer para o refrigerador até descongelar. Os pratos prontos são os únicos que podem ser aquecidos de imediato, sem precisar passar um tempo na geladeira.

Share

Recent Posts

Maturidade com saúde

Saiba como garantir um envelhecimento saudável

1 semana ago

Falta de sono dá dor de cabeça

Estudo mostra que dormir mal pode piorar a enxaqueca

1 semana ago

Cuidado com a artrite séptica!

Essa condição pode afetar a cartilagem e comprometer as articulações

2 semanas ago

Atenção com o melanoma!

O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode salvar vidas

2 semanas ago

Sem confusão com a asma!

Aprenda a não confundir a asma com outras doenças respiratórias

2 semanas ago

Dupla explosiva

Diabetes e pressão alta são um risco para o coração, rins e pulmões

2 semanas ago