Vida e Saúde

Câncer de mama: é preciso prevenir!

A prevenção primária e o diagnóstico precoce são armas contra o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a doença mata quase 18 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Por isso, todo ano a campanha Outubro Rosa vem chamar atenção para este grave problema de saúde. Mas existe uma arma contra este tipo de câncer que às vezes é negligenciada: a prevenção.

A prevenção primária reduz as chances do câncer se desenvolver e o diagnóstico precoce pode aumentar em até 90% a possibilidade do tratamento dar certo.

Entre as medidas de prevenção primária estão:

.Alimentação saudável

.Prática de atividade física

.Redução do consumo de álcool

.Parar de fumar

.Diminuir o estresse

.Melhorar o sono

Quer saber mais? Então siga lendo este texto.

 

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que se desenvolve nas células da mama, geralmente nas glândulas mamárias ou nos ductos (pequenos tubos no interior das mamas). As células cancerosas se multiplicam de forma descontrolada, formando um tumor que pode se espalhar para outras partes do corpo, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea. Existem diversos tipos de câncer de mama, sendo o carcinoma ductal invasivo o mais comum.

Ele pode ocorrer em homens também, mas é mais comum em mulheres. O câncer de mama é classificado em diferentes estágios, sendo que, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido. A prevenção do câncer de mama é de extrema importância, pois é mais fácil de tratar quando detectado no início. 

A conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama é fundamental. Campanhas de informação e educação devem ser disseminadas para que as mulheres saibam da importância de fazer exames de rotina e adotar um estilo de vida saudável.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-mama/

Prevenção Primária

A prevenção primária do câncer de mama envolve a adoção de medidas para reduzir o risco de desenvolver a doença. 

’’ É aquela que se faz antes que a doença apareça. Eu acho que a prevenção primária é muito mais importante do que o diagnóstico precoce’’, afirma a médica Odilza Vital, endocrinologista, metabologista e especialista em Medicina Preventiva.

Uma das medidas de prevenção primária é manter uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo:

.Frutas

.Vegetais

.Fibras

.Redução de gorduras saturadas 

Mas é preciso ficar atento.

‘’Atualmente, infelizmente, todos os produtos vêm contaminados com pesticidas e agrotóxicos, mas se lavarmos com esponja e sabão de coco, frutas e legumes antes de colocar na geladeira, já reduzimos bastante o problema. Também devemos retirar na hora do uso, a parte que fica grudada ao caule’’, sugere a dra. Odilza.

Outra medida de prevenção é manter o peso adequado do corpo, combatendo  o sedentarismo com alguma prática rotineira de atividade física, como:

.Caminhar

.Correr

.Nadar 

Também é recomendado evitar o álcool e o fumo, já que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas  e o tabagismo, estão relacionados a uma maior incidência do câncer de mama. 

‘’O álcool interfere no metabolismo dos hormônios. E vale lembrar: mulheres que tiveram câncer de mama e continuam fumando, têm probabilidade de recorrência muito maior do que o grupo que não fuma”, complementa a dra. Odilza.

Outra ação importante de prevenção primária é ter uma boa noite de sono.

‘’ A mulher que não dorme direito, complica seu quadro porque a melatonina modula o efeito do estrogênio. O alerta também é para mulheres que têm que fazer um trabalho noturno, como médicas, enfermeiras, telefonistas, aeromoças, pois sofrem maior dano. A ciência mostra que de 6 a 8 horas de sono são fundamentais para o organismo, mas infelizmente não existe maneira de recuperar uma noite não dormida’’.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/sintomas-de-cancer-de-mama/

 

O diagnóstico precoce

O chamado diagnóstico precoce é fundamental para melhorar as chances de tratamento bem-sucedido do câncer de mama. 

‘’Diagnóstico precoce é aquele feito ou por exame clínico ou laboratorial e identifica  uma patologia que não está dando sintomas ainda’’, esclarece a endocrinologista.

 Entre os principais procedimentos usados para o diagnóstico precoce estão:

.Mamografia: um exame de imagem que pode detectar tumores na mama antes que se tornem palpáveis. Geralmente deve ser feita de 2 em 2 anos a partir dos 50 anos de idade.

.Exame clínico das mamas: durante exames médicos de rotina, os médicos podem realizar um exame físico das mamas, verificando a presença de caroços ou outras alterações.

.Ultrassonografia mamária: é frequentemente usada para complementar a mamografia, especialmente em mulheres jovens e na avaliação de nódulos.

.Ressonância magnética: é indicada em casos específicos, como para mulheres com alto risco de câncer de mama devido ao histórico familiar.

.Biópsia: se uma anormalidade é detectada nos exames anteriores, uma biópsia é realizada para confirmar se as células são cancerosas.

‘’Infelizmente o câncer de mama está aparecendo em idades cada vez mais precoces. Existem casos na literatura de mulheres com 28 anos serem acometidas da doença, mas em geral é por volta dos 50 a 60 anos que a incidência é mais elevada’’, alerta a médica. 

O câncer de mama é muito perigoso e a prevenção desempenha um papel fundamental na luta contra a doença, através da conscientização, detecção precoce e adoção de um estilo de vida saudável. Todas as mulheres devem estar cientes dos fatores de risco e das ferramentas disponíveis, para que o câncer de mama possa ser enfrentado de forma eficaz e com melhores perspectivas de cura.

 

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/estresse-um-gatilho-que-pode-levar-ao-surgimento-do-cancer/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/a-importancia-da-reconstrucao-das-mamas-apos-o-cancer/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cancer-perigo-para-homens-e-mulheres/

 

Contamos com a colaboração da Gabriela Nasser Comunica e da médica:

Dra. Odilza Vital/Endocrinologista

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

2 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

2 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

1 semana ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

2 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

2 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

2 semanas ago