O sono desempenha um papel essencial para a saúde física e mental, influenciando diretamente a qualidade de vida e o bem-estar.
Uma boa noite de sono, muitas vezes subestimada, é fundamental para a saúde física e mental. Durante o sono, o corpo se regenera, os tecidos se reparam e o cérebro consolida as memórias. Estudos científicos comprovam que a falta de sono pode levar a diversos problemas de saúde, como:
.Obesidade
.Diabetes
.Doenças cardíacas
.Afetar a saúde mental
A Academia Americana de Medicina do Sono e a Fundação Nacional do Sono consideram que dormir menos de 7 horas por noite não é suficiente para manter um organismo totalmente saudável.
Quer saber como o sono pode impactar o organismo e o que fazer para garantir uma boa noite de repouso? Então siga lendo esta matéria até o final!
A qualidade do sono impacta diretamente na produtividade, no humor e na capacidade de aprendizado. Quando se dorme bem, se aumenta a atenção, a criatividade e a imunidade fica fortalecida.
Durante o sono, o corpo passa por processos de recuperação que incluem a liberação de hormônios cruciais, como:
.O hormônio do crescimento, que auxilia na regeneração de tecidos
.A melatonina, que ajuda a regular o ciclo do sono
.Eliminação de toxinas do cérebro
Estes processos ocorrem enquanto dormimos, sendo importante para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Um sono restaurador fortalece ainda o sistema imunológico, pois permite ao organismo direcionar energia para a produção de células de defesa e recuperação de danos diários. A memória também depende de uma boa noite de sono, especialmente na fase REM, quando ocorre a consolidação das informações adquiridas ao longo do dia.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/3-inimigos-do-sono/
Dormir pouco aumenta os níveis de cortisol o hormônio do estresse, podendo gerar:
.Cansaço
.Estresse
.Ansiedade
.Irritabilidade
.Alterações no humor
.Confusão mental
“A motivação tende a diminuir, assim como o interesse pelas atividades diárias. Esses efeitos emocionais se somam às consequências cognitivas, como a redução da capacidade de concentração, falhas na memória de curto prazo e um aumento nos erros por distração”, afirma a psicóloga Tatiane Mosso, com Especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro( IFEN).
A falta de um tempo adequado de sono pode ainda afetar o sistema imunológico, aumentando o risco de:
.Infecções
.Doenças cardiovasculares
Mais os perigos de dormir mal não param por aí.
“Existem sérias implicações metabólicas e cardiovasculares envolvidas e os estudos apontam que o sono insuficiente aumenta em 21% o risco de hipertensão e eleva em aproximadamente 30% as chances de desenvolver diabetes, já que o corpo, privado do descanso adequado, reage alterando processos essenciais, o que pode comprometer tanto a saúde física quanto a emocional”, acrescenta a psicóloga.
Veja ainda:
Dormir ao menos 7 horas de sono por noite ajuda também a manter a atenção mental,presevando até a segurança na resolução de tarefas diárias e profissionais.
“Trabalhadores privados de sono são mais suscetíveis a acidentes e faltas no trabalho, elevando os índices de absenteísmo e reduzindo a produtividade além da sonolência excessiva aumentar o risco de acidentes de trânsito e de trabalho, representando um perigo não só para o indivíduo, mas para a sociedade como um todo”, diz a especialista.
Para melhorar a qualidade do sono, é recomendada a adoção de bons hábitos antes de ir dormir, como:
.Evitar bebidas com cafeína
.Não acessar telas eletrônicas(tv, celular, computador, etc)
.Dormir num ambiente silencioso e escuro
Portanto, manter boas noites de sono é um hábito além de saudável, extremamente necessário para garantir o bom funcionamento do organismo e garantir a saúde física e mental. Investir em um bom sono é investir na saúde a longo prazo. Priorize o descanso e colha os benefícios de uma mente mais clara e um corpo mais saudável.
“Reservar um tempo para o descanso, priorizar uma rotina de sono saudável e respeitar o corpo é um investimento em saúde, longevidade e qualidade de vida”, conclui Tatiane Mosso.
Contamos com a colaboração da MBC Comunicação Assessoria de Imprensa
e de Tatiane Mosso/Psicóloga
Curtiu? Então você vai curtir também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/sono-e-saude/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-fim-da-insonia-com-a-ayurveda/
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros
A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento
Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo