Você já teve dor nas costas? E precisou se afastar das atividades profissionais para tratar da dor? O transtorno têm afligido os trabalhadores brasileiros. Só no ano passado, segundo dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho, 12.073 casos de dorsalgia obrigou 196.754 pessoas a afastarem-se de suas atividades profissionais.
Todo tipo de dor nas costas é considerado dorsalgia. A dor lombar é uma das dores mais comuns, podendo ser provocadas por hérnias de disco, ou por problemas nos músculos e nos ligamentos.
Quem precisa pegar peso, corre mais risco de sofrer de dor nas costas. Mas quem passa o dia inteiro sentado em um escritório também. Por isso mesmo, o local de trabalho deve oferecer condições adequadas, levando em conta carga horária, ritmo de produção, ergonomia e segurança.
A ginástica laboral, se promovida pelas empresas, pode ser um bom método de prevenção da dorsalgia. Em nível individual, o trabalhador não deve esquecer de fazer pausas e pequenas caminhadas durante o horário de trabalho, como também posições de alongamento.
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval