Categories: Vida e Saúde

Alerta vermelho para China em relação ao cigarro

Estudo estima que até 2030 dois milhões de pessoas morram em consequência do fumo

O tabaco, na China, já pode ser considerado uma epidemia. Tanto é, que uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, em conjunto com a Academia Chinesa de Ciências Médicas e com o Centro Chinês para Controle de Doenças, estimou que até o ano de 2030, dois milhões de pessoas morrerão anualmente na China vítimas do cigarro.

O estudo foi divulgado pela Revista Lancet e apontou que dois terços dos jovens chineses do sexo masculino começam a fumar antes dos 20 anos de idade. Metade deles morrerá em decorrência desse hábito. Felizmente, enquanto mais da metade dos homens do sexo masculino fumam, só 2,4% das mulheres na China têm esse hábito.

O que ajudaria a diminuir o risco dessas mortes, por incrível que pareça, seria aumentar o preço dos cigarros. E campanhas para convencer as pessoas a pararem de fumar ou nem começarem. Mas, a saída não é tão simples, já que apenas 10% dos fumantes chineses param de fumar por iniciativa própria. A maioria é obrigada a parar por questões de saúde.

A China é o maior consumidor de cigarros no mundo. Um em cada três cigarros fumados globalmente vem do país, que é um dos maiores produtores de tabaco. O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, entre elas o câncer. Os órgãos mais afetados são o coração, pulmão.

Cada tragada em um cigarro são inaladas 4.700 substâncias tóxicas, entre as piores estão à nicotina, o monóxido de carbono (CO) e o alcatrão. A primeira causa dependência, problemas cardíacos e circulatórios; a segunda reduz a oxigenação sanguínea do corpo e a terceira reúne vários produtos cancerígenos como polônio, chumbo e arsênio.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

1 dia ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

5 dias ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

2 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

2 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

3 semanas ago