Categories: Vida e Saúde

Adequação ao horário de verão pode demorar até 14 dias

Corpo físico se abate e os sintomas vão desde dispersão, falta de memória e sono interrompido

Recém-iniciado no Brasil, o horário de verão começou dia 16 de outubro e irá até dia 19 de fevereiro. A mudança é polêmica, pois nem todo mundo consegue se acostumar tão rápido a alteração de horário, quando nesse período adianta-se o relógio em uma hora. Muitos passam mal, ficam com sono desregulado, dispersos e mal-humorados. Estudo revela que o corpo humano necessita de pelo menos 14 para se adaptar.

O novo horário para os dias quentes estará valendo para o Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. O objetivo é economizar energia elétrica e gerar um ganho de R$ 147,5 milhões, de acordo com estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o órgão governamental que controla o setor.

Estudo desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Silva Umemura do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritos Biológicos, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e publicado pelo IG, trata de como a mudança no relógio influi na temperatura do corpo humano. ”Com a mudança no horário as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo e isso gera uma série de modificações fisiológicas no organismo”, afirma. Segundo ele, a temperatura do corpo começa a subir mais cedo do que antes do horário de verão. Isso aponta para uma desestabilização entre os ritmos da temperatura corporal e da atividade de repouso. Porém, na maioria dos casos aos poucos o corpo começa a “se acostumar” com a nova rotina.

A mudança de horário afeta mais quem tem rotinas mais rígidas de trabalho. Mas, para quem tem maior flexibilidade de tempo, o recomendado é tentar minimizar os efeitos da mudança. Uma receita é ir acordando 15 minutos mais cedo diariamente, para que a transição ocorra aos poucos.

Share

Recent Posts

Maturidade com saúde

Saiba como garantir um envelhecimento saudável

1 semana ago

Falta de sono dá dor de cabeça

Estudo mostra que dormir mal pode piorar a enxaqueca

1 semana ago

Cuidado com a artrite séptica!

Essa condição pode afetar a cartilagem e comprometer as articulações

3 semanas ago

Atenção com o melanoma!

O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode salvar vidas

3 semanas ago

Sem confusão com a asma!

Aprenda a não confundir a asma com outras doenças respiratórias

3 semanas ago

Dupla explosiva

Diabetes e pressão alta são um risco para o coração, rins e pulmões

3 semanas ago