Essa glândula é fundamental para o coração, cérebro e o metabolismo
A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço e produz hormônios que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Mas pode acontecer de surgirem disfunções na saúde e quando essa glândula fica desregulada, ocorrem problemas como:
.Hipotiroidismo
.Hipertiroidismo
.Bócio
.Nódulos
.Tireoidite
.Câncer
Quer saber como manter uma tireoide saudável e funcionando de forma plena? Então não deixe de seguir lendo esta reportagem até o final
A tireoide ((intertítulo))
A glândula tireoide tem a função de produzir os seguintes hormônios:
.T3 (triiodotironina)
.T4 (tiroxina)
A produção destes hormônios pela tireoide depende do estímulo do TSH (hormônio estimulador da tireoide), que é produzido pela hipófise (uma pequena glândula localizada na base do cérebro). Os hormônios da tireoide são responsáveis pelo funcionamento de diversos órgãos como coração e pele e do sistema nervoso, dos intestinos, dos ossos, cabelos, atuando ainda obre o funcionamento do metabolismo, podendo alterar o peso corporal.
Mas quando se afirma que a tireoide está ‘’desregulada”, o que na prática isso significa?
Quem nos ajuda a entender melhor é uma especialista no tema, a endocrinologista Deborah Beranger, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) e com MBAs de Saúde e Qualidade de Vida, de Marketing e Branding Médico e de Mindset, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
‘’A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço que desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo. A tireoide é principalmente responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o gasto energético e a temperatura corporal’’.
A tireoide é muito importante ainda para o bom funcionamento de áreas importantíssimas do corpo humano, tais como:
.Fígado
.Rins
.Coração
.Cérebro
‘’Assim, a tireoide interfere diretamente no peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade, por exemplo. Qualquer problema no funcionamento pode causar impactos sérios na saúde e bem-estar”, acrescenta a médica.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-pessimismo-afeta-a-tireoide/
Os problemas mais comuns que podem afetar o funcionamento correto da tireoide, geralmente acontecem por doenças autoimunes. Entre eles está o hipertiroidismo, que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios tiroidianos e pode provocar:
.Emagrecimento
.Intestino solto
.Aceleração do coração
.Agitação
.Ansiedade
.Nervosismo
.Insônia
.Intolerância ao calor
Já outro problema muito comum é o hipotiroidismo, que tem alta incidência na população, consiste na queda da produção desses hormônios, provocando sinais como:
.Diminuição da memória
.Cansaço excessivo
.Dores musculares e articulares
.Ganho de peso
.Aumento do colesterol
.Mau funcionamento dos rins
.Insuficiência cardíaca
.Constipação
.Ressecamento da pele
.Alteração no ciclo menstrual
.Mudanças de humor
.Depressão
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/mexa-com-seu-metabolismo/
Ao notar sintomas tanto do hipertireoidismo, quando do hipotireoidismo, é fundamental buscar a orientação de um médico especializado na área de endocrinologia. O diagnóstico de possíveis alterações na tireoide é feito por exames de sangue que verificam os níveis dos hormônios TSH e T4 livre.
“No hipertiroidismo, geralmente, os níveis de T4 livre são mais altos e os de TSH mais baixos. Já o contrário pode indicar hipotiroidismo e dependendo dos resultados, pode ser necessário dosar outros hormônios ou realizar exames de imagem para confirmar o diagnóstico’’, afirma a dra. Deborah.
E uma dúvida muito comum das pessoas é como proceder caso o diagnóstico seja positivo. O recomendado nesta situação é iniciar o tratamento, que vai depender da condição e gravidade do caso.
“No hipertiroidismo, o tratamento pode envolver medicamentos para reduzir a produção excessiva de hormônios e, em casos graves, a remoção da tireoide, com realização posterior de reposição hormonal. A reposição hormonal também é o tratamento recomendado nos casos de hipotiroidismo’’, aponta a especialista.
A dra. Deborah Beranger finaliza desmistificando alguns preconceitos contra a terapia hormonal:
“Ao contrário do que é disseminado, a reposição hormonal, quando devidamente indicada, não causa câncer. Pelo contrário, nos casos de disfunções da tireoide, o tratamento hormonal pode proteger contra diversas doenças e todos os sintomas desaparecem. Então, o mais importante é buscar um médico especialista para ter o acompanhamento adequado”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica: Dra. Deborah Beranger/Endocrinologista
Gostou? Então você vai gostar de ler essas também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/dicas-para-acelerar-o-metabolismo/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/treino-anticancer/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/diabesidade-voce-sabe-o-que-e/
Exercício aeróbico melhora a saúde cardiovascular e mental na menopausa
O fumo aumenta o risco do câncer de boca e de garganta e perda de…
A mistura entre diabetes e obesidade é um perigo para a saúde
A amamentação é uma defesa contra várias doenças para o bebê e a mãe