Exercícios ajudam a manter a saúde da pele e combater o envelhecimento
Já é algo consagrado que a prática regular de algum tipo de atividade física é um dos pilares da saúde e da qualidade de vida,sejam exercícios aeróbicos como caminhada, corrida,andar de bicicleta ou natação,sejam os treinos com carga de pesos,como a musculação ou ainda os alongamentos.Todos contribuem para ganho de força nos músculos e articulações,melhora dos sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular e até da saúde mental.
Mas há um benefício sobre o qual pouca gente fica atenta: praticar exercícios de forma regular, com orientação adequada e na dose certa,também contribui para a saúde da pele.É que a atividade física reduz o nível de cortisol, melhorando a elasticidade,controlando a oleosidade,protegendo a pele e até atuando para impedir o aparecimento de acnes.
Mexer com o corpo ainda melhora a circulação, renovação e nutrição das células epiteliais, que são responsáveis pela construção dos tecidos do corpo,gerando assim uma ação antioxidante, deixando a pele mais hidratada, com uma melhor cor e textura e mais macia e saudável.
Confira também:
Um programa eficiente de exercícios físicos,ajuda a enfrentar um dos maiores inimigos da saúde humana, em geral, e da pele, em particular, os radicais livres,que desgastam os tecidos levando ao envelhecimento,além de serem responsáveis pelo surgimento de doenças.
Quem explica é a médica cirurgiã plástica Beatriz Lassance, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP), da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e da American Society of Plastic Surgery:
‘’O exercício físico consome energia e consegue, com isso, neutralizar os radicais livres, melhorando o que chamamos de stress oxidativo. A produção de colágeno melhora, a circulação na pele fica melhor. O exercício físico acelera o metabolismo de todo o organismo, as células são estimuladas a absorverem mais nutrientes, e secretar toxinas de maneira mais eficiente”.
Outra autoridade no tema, a médica cirurgiã vascular Aline Lamaita,da diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV),integrante do American College of Lifestyle Medicine e especialista em Medicina do Estilo de Vida,acrescenta:
‘Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial, o sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo,aumenta seu fluxo e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele, deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”.
O fato comprovado cientificamente é que o exercício físico aumenta os antioxidantes internos do corpo, combatendo os radicais livres,retardando o envelhecimento.
“Nosso corpo tem uma melhor resposta antioxidante com a prática regular dos exercícios, ficando mais capacitado em lidar com os radicais livres, aumentando a produção de enzimas bloqueadoras desses elementos’’,afirma a dra. Beatriz Lassance.
E complementa:
‘’A atividade física é capaz de aumentar, segundo estudos, a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina,que exercem grande ação antienvelhecimento. Esses hormônios são liberados principalmente durante a prática da musculação’’.
Outro benefício antienvelhecimento da atividade física,é evitar a glicação, que é o processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos se unem a uma proteína, impedindo que esta desempenhe seu papel no corpo e se tornando assim tão prejudicial como os radicais livres. Atuando para neutralizar a glicação, o exercício contribui para garantir firmeza à pele,impedindo a flacidez e o aparecimento de rugas.
“Também há estímulo a fibroblastos que produzem fibras de colágeno e elastina que deixam pele mais elástica e firme”, complementa a cirurgiã vascular Aline Lamaita.
Não deixe de ler:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/envelhecimento-e-desvendado-por-cientistas/
Já é bem conhecida a ligação entre dormir bem e a saúde da pele. A boa notícia é que a atividade física também atua nesse contexto.
“O exercício físico diminui o nível de cortisol,o chamado hormônio do estresse, ao longo do dia e, por isso, melhora também a qualidade do sono”afirma a médica Beatriz Lassance.
E falando ainda em saúde e boa aparência da pele, um alto nível de cortisol pode contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne.
“O cortisol está também relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”, conta a dra. Aline Lamaita.
Nesse ponto,além da redução dos níveis de cortisóis,se tem mais um benefício da prática rotineira de exercícios físicos: o aumento da produção de endorfinas.
“As endorfinas são os analgésicos naturais do organismo. São produzidos pela hipófise e conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando e consequentemente afeta positivamente a aparência da pele”, conclui a dra. Beatriz.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:
Dra. Beatriz Lassance/ Cirurgiã Plástica
Dra. Aline Lamaita/ Cirurgiã Vascular
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-motivos-para-praticar-exercicios-fisicos/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/alimentacao-adequada-combate-o-envelhecimento-precoce-da-pele/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros