1. Só posso fazer exercício depois do terceiro mês pós gestacional
A mulher pode começar a fazer exercício a partir da liberação médica, que gira em torno de 30 / 40 dias. Os exercícios mais indicados nesta fase são os respiratórios, os posturais e os de fortalecimento da musculatura do períneo. Quando estamos grávidas o nosso centro de gravidade muda e ganhamos peso. O resultado disso muitas vezes é dor nas costas e nas articulações. A musculatura da região do períneo se torna mais fraca e afrouxada, podendo causar uma série de complicacões no futuro. Por isso o foco principal no primeiro mês pós gestação são esses tipos de exercícios.
2. Fazer exercício vai secar o meu leite ou diminuir o tempo de amamentação
Quando o exercício é feito da maneira correta, respeitando intensidade, volume e tipo, juntamente com uma alimentação adequada, o leite não seca. O que determina a quantidade de leite que você produz são inúmeras outras variáveis, e não o exercício físico. O ideal é se programar para a seguinte sequência: amamentar, fazer a atividade física, ter um período de repouso de pelo menos 10 / 15 minutos e beber bastante água.
3. Minha barriga nunca mais voltará ao normal
Para a mulher que mantinha hábitos saudáveis antes e durante a gravidez (alimentação equilibrada e exercício físico regular) será muito mais fácil recuperar a barriguinha do que aquelas que mantinham uma alimentação inadequada e eram sedentárias. Mas isso não significa que seja impossível. Não existe milagre. A receita é fazer e manter uma dieta nutritiva com baixa ingestão de gordura e grande variedade de nutrientes, e fazer exercícios físicos regularmente.
4. Quem teve parto normal pode fazer abdominal e quem teve cesária não
Todas as mulheres podem fazer exercícios abdominais, desde que respeitem o tempo de cicatrização e de liberação desses exercícios pelo seu médico. O maior cuidado é com o tipo de exercício que será feito, principalmente para aquelas que tiveram diástase aberta. Nesse caso, é aconselhável começar com exercícios isométricos e deixar de lado os que envolvem rotação de tronco e quadril.
5. Impossível ter tempo para fazer exercício cuidando de um bebezinho
A queixa da humanidade nos dias de hoje é a falta de tempo. Porém as pesquisas já mostram que com apenas 10 minutos de exercício por dia é possível ter ganhos na saúde. O segredo está na organização do seu tempo. É claro que com um bebezinho em casa falar em organização e rotina é mais complicado. Mas pode acreditar, é possível! Você pode fazer uma programação de exercício na sala da sua casa, com 15 minutos de duração para começar, enquanto seu filho dorme, por exemplo. Ou então inclui-lo neste momento como uma forma de vocês dois brincarem e interagirem juntos.
Mas lembrem-se, antes de começar a fazer qualquer tipo de exercício físico, procure um profissional capacitado e especializado em atender mulheres no pós-parto.
Por: Miu Paltronieri
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros