Os medicamentos análogos de GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, tem sido usados por muita gente contra a obesidade.
Mas é preciso ficar atento, porque essas canetas podem gerar alguns efeitos colaterais desagradáveis na boca, tais como:
.Boca seca
.Cáries
.Mau Hálito
Saiba como se precaver lendo este texto que preparamos para você.
As canetas emagrecedoras provocaram uma verdadeira revolução no tratamento contra a obesidade e por isso estão sendo muito utilizadas. Mas é importante que o uso destes medicamentos seja feito com acompanhamento médico, pois podem surgir alguns efeitos colaterais. Alguns deles podem afetar a saúde da boca, acarretando problemas como:
.Boca seca
.Náusea
.Vômitos
.Aterações no paladar
‘’Esses efeitos favorecem erosão dental, halitose e maior risco de cáries”, afirma a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.
O uso dessas canetas também pode diminuir a taxa de salivação, no processo conhecido como hipossalivação.
‘’O paciente costuma relatar a sensação subjetiva de boca seca conhecida como xerostomia. A redução do fluxo salivar, além de diminuir sensivelmente a hidratação e lubrificação dos tecidos moles e dentes, é acompanhada por alterações muito prevalentes’’, explica o cirurgião-dentista Ricardo Amore, Mestre e Doutor em Dentística pela UNESP-SJC e pesquisador e palestrante do Curaprox Academy.
Entre as alterações, estão:
.Aumento do atrito aos tecidos moles
.Desconforto oral generalizado
.Lesões traumáticas
.Mucosite
.Queilite angular (inflamação nos cantos da boca)
.Síndrome da ardência bucal
.Dificuldade em ampliar a abertura bucal
‘’Esses pacientes têm uma taxa maior de cáries e estas também aparecem na superfície, perto da raiz do dente. Os dentes também são muito afetados pela redução do fluxo salivar. A capacidade de tamponar os ácidos da boca, uma das principais funções da saliva em especial para o controle da atividade de cárie e biocorrosão, expõe os tecidos minerais do dente, esmalte e dentina, à expressiva perda mineral’’, acrescenta o especialista.
Mas esse impacto não é provocado apenas por remédios para a tratar a obesidade.
“Até mesmo as cirurgias bariátricas podem comprometer a saúde oral, visto que acabam por alterar a composição salivar, seu fluxo, bem como facilitar a ocorrência de refluxo gastroesofágico, dependendo da técnica cirúrgica”, diz o dr. Ricardo.
E emagrecer muito rápido com dietas muito restritivas, como a cetogênica, pode provocar:
.Hálito cetônico
.Redução de saliva
O que ocorre é que medicamentos que atuam diminuindo a fome, afetam a produção de saliva.
“O Ozempic, a semaglutida, faz isso, porque ela atua sobre as glândulas salivares. E sabemos que a saliva ajuda na digestão, lubrifica a mucosa, ajuda na limpeza da cavidade oral e protege contra infecções. Como a saliva fica reduzida, então essas funções ficam comprometidas e podem afetar a saúde bucal”, esclarece a endocrinologista. Deborah Beranger, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
A redução da quantidade de alimentos ingeridos e o esvaziamento gástrico gerados pelas canetas, além da boca seca, náuseas e vômitos, também podem levar a um quadro de desidratação.
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/boca-sa-corpo-sao/
Outro problema muito comum causado pelo uso das canetas é a halitose, o tão conhecido mau hálito.
‘’’É resultado de um desequilíbrio microbiológico e químico causado pela hipossalivação, mesmo na ausência de saburra lingual visível. Além disso, o mau hálito pode vir do jejum prolongado, da boca seca e das dietas pobres em carboidratos, que produzem corpos cetônicos eliminados pelo hálito’’, aponta o dr. Ricardo Amore.
Para escapar deste quadro é importante manter:
.Hidratação adequada
.Boa higiene oral
.Comer frutas, vegetais e fibras
‘’Alimentos fibrosos estimulam a salivação. Recomenda-se ainda beber de 2 a 2,5 litros de água por dia, ajustando ao peso e rotina. Apostar em frutas ricas em água, como melancia e laranja, além de vegetais frescos e sopas leves. Esses alimentos também ajudam a hidratar e estimular a produção de saliva”, indica a nutróloga Marcella Garcez.
Outros alimentos indicados são:
.Morango
.Melancia
.Melão
.Uva
.Pêssego
.Pepino
.Alface
.Cenoura
.Abóbora
’’Outros hábitos importantes são: não ficar muitas horas sem comer, se hidratar adequadamente e comer pequenas porções em intervalos curtos”, indica a dra. Deborah.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-desagradavel-mau-halito/
Um dos principais cuidados é reforçar os cuidados com a saúde oral.
‘’Quanto à higienização, a ação mecânica sobre a superfície da língua, além das escovas dentais e dos raspadores de língua, também pode ser realizada por escovas especiais de perfil baixo com cerdas curtas e firmes projetadas para alcançar as ranhuras da superfície da língua de maneira eficaz, removendo a saburra lingual e resíduos acumulados’’, diz o dr. Ricardo.
E acrescenta o cirurgião-dentista:
‘’Cabe destacar que o suco gástrico representa o agente ácido mais agressivo para os dentes e cavidade oral como um todo e, diante da frequente exposição, os dentes se tornam mais vulneráveis à biocorrosão ácida. Diante disso e da condição frequente, os pacientes devem aguardar em torno de meia hora para a higienização dos dentes, até que o pH da boca seja reequilibrado em torno de 5,5. Enxaguatórios orais podem auxiliar nas fases agudas de indisposição. Escovas ultramacias ou megamacias pela menor ação mecânica sobre o esmalte amolecido e visitas frequentes ao médico e ao cirurgião-dentista também são importantes’’.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e também dos profissionais de saúde:
Dra. Marcella Garcez/Nutróloga
Dra. Deborah Beranger/Endocrinologista
Dr. Ricardo Amore/Cirurgião-Dentista
Curtiu? Então você vai curtir também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/nao-deixe-a-boca-seca/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/novidades-contra-o-diabetes/
Saiba se a gestante tem mesmo que dobrar o consumo calórico
Pedalar fortalece as articulações e combate a artrose
Conheça os sintomas, causas e como tratar a disfunção erétil