Saber do que se trata o índice glicêmico dos alimentos e calcular esse índice da refeição é bastante útil para manter uma dieta saudável
Esse é o nome do caminho para quem quer emagrecer com saúde. Saber do que se trata o IG (ou índice glicêmico) dos alimentos e calcular esse índice da sua refeição é bastante útil. Não são apenas as calorias que vão contar na hora de fazer uma dieta balanceada e que auxilie na perda de peso…
O IG dos alimentos é definido a partir da resposta da glicose pós-prandial, ou seja, da velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rapidez com que a glicose entra no sangue.
Ainda parece complicado? Veja bem: quanto maior for o IG do alimento, mais glicose ele terá, e quanto mais glicose entrar na corrente sanguínea mais insulina será liberada para metabolizar essa glicose. O índice glicêmico sinaliza a forma como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado.
Com a redução do índice glicêmico, tem-se uma demanda menor de insulina, melhor manutenção da glicemia e redução da lipidemia. Estes fatores têm importante papel na prevenção e no tratamento das doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de cânceres.
Na primeira hora depois de uma refeição de alto índice glicêmico (início do período pós-prandial), a concentração de glicose pode ser o dobro da encontrada após uma refeição de baixo índice glicêmico, com os mesmos nutrientes e com mesma quantidade de calorias.
Após as duas primeiras horas da refeição de alto IG, não se tem mais absorção, mas os efeitos da hiperinsulinemia persistem, resultando numa brusca queda da glicemia.
Embora não existam estudos clínicos que possam comprovar definitivamente o efeito de dietas de baixo IG para regulação do peso corpóreo, há muitas evidências de que essa pode ser uma boa estratégia no auxilio à perda de peso.
? Marcio Atalla ensina como evitar e controlar o diabetes
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros