Nutrição

Tomate: vermelho de saúde

O tomate possui uma substância chamada licopeno, que dá a cor vermelha a este fruto (sim, o tomate é o fruto do tomateiro, não é legume como muitos pensam) e tem ricas propriedades nutritivas...

No Brasil, o tomate é muito popular. Quem nunca comeu aquela tradicional salada de tomate com alface e cebola, num restaurante ou em casa? Pois é, aqui em nosso país, o cultivo do tomate só perde para o da batata. O que é muito bom para a saúde dos brasileiros.

É que o licopeno, este pigmento que deixa o tomate vermelho, é um poderoso antioxidante natural, agindo diretamente no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células do corpo e por diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes, arteroesclesore e cardiopatias.

O licopeno é “primo” do betacaroteno (encontrado nas cenouras) e também atua ajudando a enfrentar os distúrbios no organismo, que se não combatidos, podem levar ao aparecimento de tumores do aparelho digestivo, câncer de próstata e de mama. Também funciona como protetor do sistema cardiovascular.

E uma boa notícia para quem gosta daquele molho de tomate na macarronada: as propriedades do licopeno são potencializadas com o calor, que facilita sua absorção pelo organismo. Portanto, capriche no molho de tomate (mas cuidado para não exagerar nos carboidratos das massas).

Share

Recent Posts

Cuidados com as crianças no inverno!

Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias

5 dias ago

Pernas, tênis e treino

Os tênis de sola reta influenciam na musculação das pernas

5 dias ago

Desejo de grávida!

Entenda porque as gestantes tem desejos inusitados por comida

5 dias ago

A menopausa afeta o humor

Saiba como este período pode mudar o humor da mulher

2 semanas ago

A dieta da vida longa

Alimentos com polifenóis podem ajudar a viver mais

2 semanas ago

Lipedema pode travar o joelho

Esta doença gera risco de desgaste nas articulações

2 semanas ago