Conheça a importância dos probióticos e dos prebióticos para a saúde
Você já deve ter ouvido o termo flora intestinal não é mesmo? Mas você sabe o que isto significa? Na verdade o que ocorre é que o intestino humano é considerado um verdadeiro ecossistema, no qual os micro-organismos que nele se encontram atuam em harmonia com as células do corpo. Nesse contexto a flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal, é o conjunto de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o aparecimento dos micro-organismos que podem causar doenças.
É preciso que haja equilíbrio na microbiota intestinal, para que o organismo permaneça saudável ou se defenda dos agentes causadores de doenças. E com a função de auxiliar na manutenção desse equilíbrio estão dois importantes elementos:
.Os probióticos
.Os prebióticos
Os probióticos são micro-organismos vivos que trazem benefícios para a saúde humana, atuando de forma positiva sobre os sistemas digestivo e imunológico, sendo por isso conhecidos como ‘’bactérias do bem’’
O termo tem origem no latim e significa ‘’ a favor da vida’, sendo um contraponto à palavra antibiótico, que são os medicamentos utilizados para combater as ‘’bactérias do mal’’,que atacam o organismo provocando doenças.
Os probióticos podem ser encontrados em vários alimentos, sendo os principais:
.Leite fermentado
.Kefir
.Coalhada
.Missô
.Molho de soja(shoyu)
.Azeitonas em conserva
E como os probióticos ajudam o organismo? Entre os principais benefícios estão:
.Regulam a flora intestinal
.Recuperam a flora após uso de antibióticos
.Favorecem a função gastrointestinal
.Eliminam micro-organismos que provocam doenças
.Fortalecem o sistema imunológico
.Previnem a prisão de ventre
.Controlam a diarreia
.Atuam na absorção de vitaminas e sais minerais
Pesquisas mais recentes acrescentam a estes ,outros benefícios dos probióticos para os seres-humanos. São os seguintes:
.Eliminam substâncias tóxicas
.Reduzem o colesterol e a pressão alta
.Ajudam a emagrecer
.Garantem um bom sono
.Promovem mais imunidade aos idosos
.Combatem o estresse e a ansiedade
.Previnem o câncer
Já vimos que os probióticos são micro-organismos vivos que habitam a flora intestinal e melhoram a saúde do corpo humano. E os prebióticos, que também são encontrados na microbiota intestinal, apesar da denominação parecida tem uma diferença muito importante. Enquanto os probióticos são os micro-orgnismos, os prebióticos são uma espécie de carboidratos, de fibras que servem de alimento para os probióticos.
Neste sentido podemos dizer que eles se complementam, já que os prebióticos permitem que os probióticos, as ‘’bactérias do bem’’, façam seu trabalho de garantir mais saúde aos humanos.
Os prebióticos podem ser encontrados nos seguintes alimentos:
.Banana
.Maracujá
.Aspargo
Entre os principais benefícios dos prebióticos, podemos destacar:
.Melhoram o metabolismo
.Combatem a obesidade
.Previnem o diabetes
.Combatem inflamações
.Fortalecem o sistema imunológico
.Previnem alergias à alimentos
.Melhoram a saúde da pele
.Ajudam na absorção do cálcio
A Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos (ISAPP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), consideram que tanto os probióticos,quanto os prebióticos, ajudam a beneficiar a saúde de homens e mulheres,se forem consumidos em quantidades adequadas,é claro.
Pesquisas científicas feitas nos últimos anos,tem demonstrado a importância destes elementos e não só para a saúde da flora intestinal humana. Segundo estudos acadêmicos,ingerir de forma regular e diariamente os probióticos e prebióticos,pode trazer ainda os seguintes benefícios:
.Melhorar o sistema cardiovascular
.Melhorar a saúde mental
A ingestão destes componentes também é recomendada após o usos de antibióticos,para repor as boas bactérias encontradas na microbiota intestinal e que podem acabar sendo afetadas pela ação destes medicamentos.
Mas não é só para os adultos que estes itens podem ajudar a garantir uma saúde melhor. Os probióticos e prebióticos também são importantes pra crianças e jovens.
Estudos demonstram que estas substâncias ajudam na prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais, diarreia, colite ulcerosa e dermatite em crianças e até recém nascidos. Pesquisas feitas nos EUA demonstram que bebês que foram alimentados com probióticos apresentaram menos casos de cólica e também ficaram menos agitados, com menor propensão ao choro.
Já numa faixa de jovens entre 18 e 30 anos, pesquisadores relataram que aqueles que consumiam estes itens, apresentaram menor acúmulo de gordura corporal e conseguiram perder peso com mais facilidade. E também adquiriram maior resistência à doenças intestinais, como a síndrome do intestino irritável, que pode provocar problemas como inchaço e dor abdominal, além de alterações nas fezes.
Segundo a nutricionista Kathia F. Schmider, , especialista em nutrição em saúde pública e coordenadora técnica da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres( ABIAD), ‘’manter uma dieta alimentar saudável, fazer exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse do dia a dia além de boas horas de sono, são atitudes que favorecem o bom funcionamento do corpo humano e, os probióticos e prebióticos associados a estas práticas podem oferecer um efeito positivo na saúde quando consumidos em quantidades adequadas’’.
Contamos com a colaboração da ABIAD e da nutricionista Kathia F.Schmider
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros