O equilíbrio deve estar sempre presente em nossas vidas, até (ou principalmente), na hora de comer
Balanço calórico é a diferença entre a energia que consumimos e a que gastamos. A energia consumida é basicamente o que comemos, já a energia gasta é a soma de três componentes: taxa metabólica basal, efeito térmico dos alimentos e atividade física.
A taxa metabólica basal é a energia gasta para viver, o que o corpo necessita para se manter funcionando. O efeito térmico dos alimentos é a energia consumida na digestão, absorção, armazenamento e metabolização dos nutrientes presentes na alimentação. E a atividade física é a energia gasta nos movimentos do dia a dia e na prática de exercícios físicos.
A nutricionista Juliana Guerrero explica que ‘’Quando o consumo é igual ao gasto, há um equilíbrio calórico e o peso corporal se mantem. Quando o gasto é maior que o consumo, há um balanço calórico negativo que leva a perda de peso corporal e quando o consumo é maior que o gasto, há um balanço calórico positivo, com consequente ganho de peso’’.
Sendo assim, se um indivíduo quer emagrecer, ele precisa gastar mais, aumentando atividade física, por exemplo ou ingerindo menos calorias, para que o balanço calórico seja negativo. O balanço calórico com certeza é muito importante para o processo de manutenção, perda ou ganho de peso corporal. Mas sempre lembrando que o emagrecimento é um processo, não acontece de um dia para o outro e é influenciado por diversos fatores.
Equipe Marcio Atalla
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval