Jovens na faixa etária de 12 a 17 anos consomem dieta rica em produtos industrializados
O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa inédita e preocupante sobre o tipo de alimentação dos adolescentes brasileiros. A mesma é baseada em produtos industrializados ao invés de hortaliças e frutas essenciais, segundo os especialistas, nesta fase de crescimento.
A pesquisa revelou que meninos de 12 e 13 anos consomem frutas, mas elas são o 20º alimento mais consumido. Entre os meninos e meninas de 14 a 17 anos, as frutas simplesmente não entram no cardápio. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o consumo de frutas é mais comum. Já no Nordeste e Sudeste é menor. O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) foi realizado por diferentes universidades brasileiras e ouviu alunos de 12 a 17 de 1.247 escolas em 124 municípios.
Depois do arroz, o alimento que é mais consumido pelos adolescentes é o feijão, seguido de pães, sucos e carnes. Na sexta posição estão os refrigerantes, com 44,97%, seguidos dos doces e sobremesas, café, frango, hortaliças, massas, biscoitos doces, óleos e gorduras, tubérculos, salgados frios e assados, carnes processadas, bebidas lácteas, queijos e outros derivados do leite, biscoitos salgados, bolos e tortas.
O estudo alertou que o consumo de vitamina E e cálcio estão abaixo dos níveis recomendados. Em contrapartida, o consumo excessivo de sódio está presente na dieta de todos os adolescentes. E menos da metade dos participantes, 48,5% toma café da manhã, sendo que 21,9% não consome a refeição matinal. Mais da metade dos entrevistados come diante da televisão.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros