Hidratação no verão é vital contra a formação de pedras nos rins
Verão chegando. As pessoas começam a pensar em férias, viagens, praia, montanha…enfim, todo tipo de lazer. Mas nesta época do ano, com temperaturas mais quentes, é preciso ter mais uma coisa em mente: não esquecer da hidratação!
Mas o que seria isso na prática? Bom, água é uma substância vital e imprescindível para o organismo, bastando lembrar que um ser humano consegue sobreviver até 30 dias sem ingerir qualquer tipo de alimento sólido. Mas ninguém consegue viver por mais de 3 dias sem água!
A água é vital para que o oxigênio, a glicose, os minerais e as vitaminas cheguem até as células. E como o corpo humano não a produz, precisamos ingerir sempre água para que nossas funções vitais estejam sempre equilibradas e atuando com regularidade.
Segundo especialistas, uma pessoa de cerca de 45 kg deve beber 1,5 litros de água por dia, cerca de 7 a 8 copos. Já alguém com 80 kg, precisa beber 2,8 litros diariamente, aproximadamente 14 copos. Claro que isso é uma média e pode variar de acordo com fatores como a idade e características pessoais. Mas o importante é sempre estar bem hidratado.
Por isso, é bom fiar atento aos principais sintomas da desidratação:
.Muito cansaço
.Fome em excesso
.Ganho de peso
.Perda de memória
.Dificuldade de concentração
E uma das maiores e mais perigosas consequências da falta de hidratação no verão, é um problema que assusta muita gente e que atinge cerca de 15% da população mundial: os cálculos renais. Segundo dados da Sociedade Brasileiras de Urologia (SBU), os casos de pedras nos rins aumentam em 30% na estação mais quente do ano.
Segundo o médico urologista Eduardo Leze, doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela UERJ, isso ocorre por causa do aumento de transpiração e falta de hidratação correta.
“Geralmente não repomos o líquido na quantidade proporcional ao que perdemos nos dias mais quentes. Isso acontece, principalmente, com o público masculino”, afirma o dr. Eduardo
O urologista explica ainda como as pessoas podem perceber se estão bebendo água na quantidade correta nos dias calorentos de verão, fugindo do risco de desenvolverem pedras nos rins:
“A urina deve estar bem clara. Além da água, invista em sucos de frutas cítricas. Eles contêm citrato, um componente protetor que diminui a formação de novos cálculos. Não deixe de diminuir o consumo de carne vermelha, sal e bebidas adoçadas artificialmente”.
Como alguém pode saber se está com pedras nos rins? O cálculo renal é uma doença muitas vezes traiçoeira. Como alerta o dr. Eduardo Leze:
‘’Pode demorar de meses até anos para que essas pedras deem problemas. Existem muitas pessoas que perdem a função do rim sem nunca sentirem nada! É impressionante e deve ser feito exame com regularidade para diagnosticar isso’’.
Entre os exames recomendados pelo urologista, estão as ultrassonografias e as tomografias das vias urinárias, que devem ser feitas anualmente para quem já teve pedras nos rins e a cada 2 anos para quem nunca apresentou o problema.
Mas além dos exames ,existem alguns sintomas que podem indicar a presença de cálculos renais no organismo. São eles:
. Dores na região lombar
.Dores próximas ao abdômen
. Dores na região da bexiga, testículos ou vagina
.Enjôo
.Diarréia
.Vômitos
É importante ficar atento à prevenção, pois as pedras nos rins podem evoluir para casos graves que obriguem até mesmo a uma intervenção cirúrgica.
‘’Muitos vão precisar de cirurgia, outros saem espontaneamente. Cada caso é uma história e algumas vezes a cirurgia é a única solução’’, firma o médico.
Para manter o corpo bem hidratado no verão, não há muito segredo: é preciso beber água na quantidade adequada à cada organismo. Mas existem também outras bebidas e alimentos que ,combinados com a ingestão de água, podem ajudar no processo de hidratação do corpo, como por exemplo:
.Água de coco, por ser rica em potássio, cálcio e magnésio
.Isotônicos, bebidas que ajudam a repor sais minerais. Mas dê preferência aos sem açúcar
.Frutas e vegetais, ricos em fibras e nutrientes. Melancia, melão e abacaxi tem quase 70% de água
. Sal não refinado, como flor de sal e o sal do Himalaia
E ainda falando das pedras nos rins, muita gente pergunta, ainda mais no verão, se beber cerveja pode facilitar o aparecimento de cálculos?
‘’A cerveja pode aumentar o risco nas pessoas que têm acido úrico alto. As demais ainda não mostraram relação com a formação de pedras. Mas em caso de crise de dor, essas bebidas devem ser evitadas porque o aumento na produção de urina pode piorar a dor’’, conclui o dr. Eduardo Leze.
Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e do médico Dr. Eduardo Leze/ Urologista
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros